Chá de romã: o poder antioxidante ao seu alcance

Alguma vez você já experimentou o chá de romã? Se ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. A infusão dessa fruta, além de produzir um chá de sabor delicioso, também pode fazer muito em favor de sua saúde. Portanto, se você quer se prevenir de diversas doenças e ainda combater diversos males como problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer, esse chá é para você.

 

O que é a romã

 

A romã é uma fruta arredondada, com pequenas sementes em seu interior. Sua casca pode ser de cor alaranjada ou avermelhada, e é de fácil cultivo, podendo, inclusive, cultivá-la no quintal de casa. Essa maravilha da natureza é conhecida por causa do seu poder antioxidante, que chega a ser três vezes maior do que o poder antioxidante do vinho e do chá verde.

Além disso, a romã é rica em nutrientes, contendo em sua composição, um valor estimado de vitaminas e ácido fólico. Ele também contém potássio, que ajuda a baixar a pressão sanguínea e a manter os batimentos cardíacos estáveis. A vitamina K, contribuiu para a coagulação sanguínea e saúde dos ossos.

 

Os benefícios do chá de romã

 

Conhecido como um dos mais poderosos chás antioxidantes, o chá de romã pode ser feito com as sementes ou mesmo com as flores, e pode proporcionar grandes benefícios à saúde. Veja quais são eles.

 

Protege a saúde do coração

Pesquisas têm comprovado cada vez mais a eficácia da romã em favor da saúde do coração. Isso, porque em sua composição existem substâncias capazes de reduzir a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol total. Portanto, é benéfico para o combate à aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e demais doenças coronarianas.

 

chá de romã

 

Cuidados com a pele

A romã é uma fruta rica em antioxidantes que podem ser encontrados em suas sementes. Por conta disso, o chá de romã é um perfeito aliado no combate aos radicais livres, diminuindo os efeitos do estresse oxidativo. Por isso, ele ajuda a melhorar a aparência da pele combatendo rugas, manchas senis, cicatrizes e até mesmo melhorando a elasticidade da pele para manter a aparência mais jovem.

 

Previne o câncer

Existem poderosos flavonoides e antioxidantes no chá de romã, que são conhecidos por neutralizar células potencialmente cancerígenas antes de se espalharem.

 

Reduz a inflamação

O consumo regular do chá de romã tem sido associado a uma redução dos processos inflamatórios. Por conta disso, ele ajuda a aliviar os sintomas de doenças comuns como artrite, gota e dores de cabeça crônicas .

 

Auxilia na perda de peso

Aliado a uma dieta alimentar balanceada, o chá de romã pode auxiliar na perda de peso. Isso, porque ele ajuda a dar um impulso no metabolismo, aumentando, assim, o potencial da perda de gorduras localizadas.

 

Como fazer o chá de romã

 

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • ¼ de xícara (chá) de flores secas de romã

Após ferver a água, acrescente as flores de romã e deixe tampado em infusão por 10 minutos. Depois disso coe e sirva quente.

 

Usando as sementes para o chá

Você pode substituir as flores secas pelas sementes de romã. Neste caso, utilize 1 colher (sopa) das sementes trituradas para cada xícara de água. A diferença é que, em vez de fazer em infusão, você deve ferver as sementes junto com a água por 5 minutos.

 

Variando o chá de romã

Você pode até encontrar uma grande variedade de chás de romã em saquinhos, na maioria dos supermercados. No entanto, você pode se beneficiar de todas as suas propriedades nutricionais preparando o chá da própria fruta. Se quiser, pode ainda acrescentar outras ervas ao seu chá. Experimente enriquecê-lo com: hibisco, limão, chá verde, gengibre etc.

 

Leia também: Chá oolong: conheça os benefícios dessa erva poderosa

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Romã, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.

Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply