Chá de passiflora: o poder relaxante que vem da natureza

O chá de passiflora é um suave sedativo e tranquilizante natural. O mais interessante é que relaxa as contrações e tensão musculares sem afetar a taxa respiratória ou a função psicológica da maneira que muitos sedativos farmacêuticos fazem. Quer saber mais sobre esse poderoso chá? Acompanhe nosso artigo.

 

O que é a passiflora?

Para quem não sabe, a passiflora é a flor do maracujá, que é riquíssima em propriedades calmantes naturais. Assim, a passiflora possui ação direta no sistema nervoso central, que ajuda a promover estado de calma e relaxamento.

Esta belíssima flor é nativa das Américas, onde tem sido usada durante séculos para curar contusões e cortes. Os médicos naturalistas recomendam-no como um poderoso tônico para tratar o estresse, a ansiedade e ajudar a mente a se preparar para uma noite de sono tranquila. O uso medicinal dessa flor, no entanto, só começou a partir do século XIX nos Estados Unidos, quando a passiflora foi usada para tratar a inquietação nervosa e os espasmos gastrintestinais.

A passiflora também tem sido usado tradicionalmente para proporcionar alívio às mulheres que estão passando por sintomas da menopausa, como ondas de calor, e é especialmente hábil em lidar com a insônia relacionada a essa mudança na vida de uma mulher.

 

Os benefícios do chá de passiflora

A seguir, confira os principais benefícios do chá de passiflora.

 

Combate à ansiedade e depressão

O chá de passiflora pode ser muito eficaz no combate à ansiedade e depressão, bem como seus sintomas. Isso porque as substâncias contidas em sua composição ajudam a aumentar o GABA (ácido gama-amino-butírico) no cérebro. O GABA é um dos neurotransmissores inibitórios usados pelo cérebro para evitar o excesso de excitação, alcançando o equilíbrio. Também ajuda a diminuir a atividade da depressão, induzindo as células cerebrais.

 

Insônia

A passiflora é uma suave erva que combate a ansiedade, com ação levemente sedativa. Por isso o seu chá é capaz de induzir uma boa noite de sono tanto para adulto como em crianças. O aumento de GABA no cérebro que a passiflora pode induzir também reduz a ansiedade tão frequentemente associada à insônia. Além disso, a passiflora é conhecida por ser um relaxante muscular, aliviando a tensão que pode tornar mais difícil a tentativa de dormir.

 

Antioxidante e anti-inflamatório

A passiflora possui um poderoso efeito antioxidante devido à presença dos compostos antioxidantes: vitexina, isovitexina, kaempferol, quercetina, rutina, apigenina e luteolin glicosídeos. Além disso, também contém também alcalóides indólicos, ácidos graxos, goma, maltol, fitoesteróis, açúcares e vestígios de óleos voláteis.

Um de seus compostos – a quercetina – tem sido extensivamente estudado e verificou-se ser excepcionalmente eficaz em livrar o corpo de moléculas de radicais livres prejudiciais, inibindo várias enzimas que causam inflamação. Esses compostos também relaxam o sistema nervoso, ajudando a aliviar a dor relacionada ao nervo, como a dor nas costas.

 

Reduz a pressão arterial

Estudos mostram que o consumo do chá de passiflora pode ajudar a reduzir a pressão alta (hipertensão). Verificou-se que uma xícara desse chá diariamente pode ajudar a regular os níveis de pressão arterial em pessoas com hipertensão leve.

 

Contraindicações

O chá de passiflora é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes. Também deve ser evitado por pessoas com doença no fígado. A passiflora pode interferir no afinamento do sangue e na ação dos medicamentos para a pressão arterial. Se você estiver tomando algum medicamento, consulte seu médico.

Por conta de seus efeitos sedativos, dirigir ou operar máquinas é contraindicado para quem consumiu o chá de passiflora, por conta de seu efeito sedativo.

 

Como fazer o chá de passiflora

Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente algumas folhas secas de passiflora, ou folhas de maracujá – você pode encontrá-las em casas de produtos naturais. Depois de acrescentar as folhas à água fervente, tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.

 

chá de passilfora

 

Leia também: Chá de maracujá: conheça os seus benefícios

 Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de passiflora, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply