Chá de hortelã – muito mais do que um chá gostoso

Quem não adora um delicioso chá de hortelã? Mas engana-se quem pensa que ele é apenas um chá gostoso. Por trás de tanto sabor, vamos encontrar uma infinidade de benefícios medicinais para essa planta. Acompanhe o artigo que preparamos para você e saiba tudo sobre o maravilhoso chá de hortelã.

 

 

Conhecendo a hortelã

 

A hortelã é uma erva de sabor mentolado, muito utilizada na culinária. As folhas de hortelã são a receita de sucesso de qualquer receita, ao ser combinada em sucos, saladas e pratos principais. E não fica por aí. A hortelã está presente em doces, balas e até mesmo como compostos de produtos de limpeza, por causa do seu aroma forte e refrescante. Além disso, essa poderosa erva possui uma série de benefícios medicinais.

 

O chá de hortelã é uma rica fonte de minerais, bem como o cálcio, o potássio, o ferro e o fósforo. Também é fonte de vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B. Além disso, o chá de hortelã também é um poderoso antisséptico, antifúngico e estimulante.

 

 

Os benefícios medicinais do chá de hortelã

 

A hortelã é uma planta proveniente da Ásia, e desde a idade Média vem sendo utilizada para fins medicinais. Ela é da família das mentas, por isso seu aroma e gosto tão característico. Dentre as muitas utilizações da hortelã, ela era muito usada para melhorar o hálito e embranquecer os dentes – por isso tantos cremes dentais à base de menta/ hortelã. Ela também tem sido muito usada para alívio de problemas estomacais.

 

Uma das principais características do chá de hortelã é o efeito calmante que ele possui. Além disso, trata-se de um ótimo remédio natural com efeitos tranquilizantes. Por conta de suas propriedades, o chá de hortelã é perfeito para o controle do estresse, da ansiedade e da agitação do dia a dia. É por isso que muitas pessoas fazem uso desse chá todas as noites, antes de dormir.

 

Além de todos esses benefícios, a hortelã também é um forte coadjuvante nos processos de emagrecimento. O chá de hortelã possui ação diurética, que é muito importante para ajudar no emagrecimento de quem o consome. O chá também vai proporcionar uma maior sensação de saciedade, o que evita a cometer excesso. Portanto, se você está na luta contra a balança, com certeza a hortelã poderá ser sua grande aliada.

 

Mas os benefícios da hortelã não param por aí, não. O chá de hortelã é poderoso para auxiliar melhorar a digestão dos alimentos por causa de suas propriedades antiespasmódicas e por sua capacidade em reduzir os gases intestinais. Ele também auxilia na redução de inchaços.

 

Muitas pessoas usam a hortelã para fazer tratamentos contra tosse, resfriado e bronquite por causa do mentol que a planta contém. Por isso é muito usada em inalações ou banhos de imersão. O que acontece é que o mentol reduz a mucosidade, fazendo também com que ela seja expelida. Com o alívio da mucosidade, ocorre o descongestionamento do peito e das vias  nasais.

 

 

 

chá de hortelã

 

Onde encontrar a hortelã

 

Para fazermos o chá do hortelã não tem mistério, afinal, essa planta é facilmente encontrada in natura em mercados e feiras livres. Nos supermercados, além de encontrarmos as folhas para consumo, também temos a opção de encontra-la no setor de chás, em saquinhos para chás individuais. São uma delícia.

 

Você também pode plantar um pezinho de hortelã em um vaso pequeno em sua casa. Também podemos encontra-la em folhas secas, nas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply