Chá de guaco: o amigo da garganta e pulmões

Ele é o queridinho da garganta, um dos chás mais procurados quando o assunto é gripe e tosse. Estamos falando do chá de guaco, um tradicional remédio caseiro que pode fazer muito pela saúde da nossa garganta. Mas engana-se que pensa que seus benefícios são apenas esses.

Para quem não sabe, o chá de guaco pode fazer muito por nossa saúde, pois trata-se de uma erva que muitas propriedades terapêuticas. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre essa poderosa erva.

 

O que é o guaco

 

Também conhecido como erva de cobra, cipó-catinga, erva-cobre e guaco-do-cheiro ou coração de Jesus, o guaco é uma poderosa erva, muito usada na medicina natural.

Tem origem na América do Sul, e pode ser facilmente encontrado em qualquer região do Brasil. Uma das formas mais comuns de consumi-lo é através do chá. Por isso, o chá de guaco é tão popular.

Mas não importa o nome pelo qual ele é conhecido, seja qual for, estamos falando de uma erva cheia de propriedades benéficas para o corpo:

  • antiasmático
  • antirreumático
  • antisséptico
  • bronco dilatador
  • cicatrizante
  • expectorante
  • febrífugo
  • sudorífero

 

Os benefícios do chá de guaco

 

chá de guaco

folhas de guaco

 

Auxílio ao tratamento da bronquite

Quem sofre de bronquite conhece a dificuldade de respirar durante as crises. Isso é provocado pela inflamação das passagens de ar para os pulmões, que não somente dificulta a passagem do ar, como também provoca outros ales, como tosse, chiado no peito, fadiga e falta de ar.  Por conta de suas propriedades bronco dilatadoras, o chá de guaco é um excelente remédio caseiro para tratar a bronquite. Isso, porque ele promove uma ação de relaxamento do músculo bronquial, aumentando a passagem de ar pelos brônquios.

 

Ajuda a melhorar os problemas respiratórios

Como já vimos, o chá de guaco possui propriedades expectorantes, bronco dilatadoras e supressoras da tosse. Por causa disso, ele é um forte coadjuvante nos tratamentos relacionados aos problemas respiratórios, pois ele promove uma dilatação dos brônquios. Dessa forma, permite que o ar passe com mais facilidade.

 

Melhora da tosse e asma

O chá de guaco é rico em propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias. Por causa disso, o seu chá promove um forte alívio nas crises de tosse e até mesmo de asma.

 

Combate a retenção de líquidos

Outra função do guaco é que ele é rico em propriedades sudoríficas. É justamente por causa disso que o seu chá pode estimular a transpiração e, consequentemente, combater a retenção de líquidos, levando o inchaço embora.

 

Combate os sintomas da gripe e resfriado

Ele é um dos coadjuvantes nos tratamentos dos sintomas das gripes e resfriados. Ele possui uma forte ação que combate a tosse e dificuldade de respiração. Além disso, também ajuda com a sudorese, que contribui para a diminuição da febre.

 

Como fazer o chá de guaco

 

Para fazer seu chá de guaco, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 4 folhas de guaco

Colocar a água para ferver e, quando levantar fervura, apague o fogo. Acrescente as folhas de guaco e tampe, deixando em infusão por 15 minutos. Depois disso coe e adoce com mel a gosto.

 

Potencializando o chá de guaco

Em muitos casos, principalmente em casos de gripes e resfriados, podemos acrescentar outros ingredientes ao chá de guaco, a fim de potencializar sua ação terapêutica. Portanto, podemos acrescentar ao chá: gengibre, limão, mel, alho etc.

 

Leia também: Chás para a tosse

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Guaco, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.

Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply