Chá de chuchu: conheça os seus benefícios

Muitas pessoas torcem o nariz para o chuchu, por ser um legume que praticamente não tem muito sabor. No entanto, ele é perfeito para compor pratos deliciosos como um belo suflê ou mesmo uma torta. Mas é sobre o chá de chuchu que nós vamos falar nesse artigo, afinal, esse legume é repleto de nutrientes importantes para o corpo.

Além de conter múltiplos nutrientes, ele possui propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar no tratamento de pressão alta, pedras nos rins e indigestão. Mas ele também pode contribuir para o processo de perda de peso, pois tem poucas calorias. Então, fique conosco e saiba por que você deve começar a tomar pelo menos uma xícara de chá de chuchu todos os dias.

 

Os benefícios do chuchu

 

Como já vimos, o consumo do chuchu pode nos beneficiar de várias formas, por conta dos nutrientes em sua composição. Ele tanto pode ser consumido in natural, como também pode ser consumido em forma de chá, a partir de suas folhas.

Um dos grandes benefícios do chuchu é que ele é rico em fibras, por isso, ajuda a tratar a constipação e normalizar os movimentos intestinais. Para você ter uma ideia, apenas 1 chuchu contém 3,5 gramas de fibra, o que contribui com 14% do seu valor diário necessário de 25 gramas.

Mas, por que a fibra é tão importante? É muito simples, além de regular o intestino, ela também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Por isso é indicado para diabéticos. Além disso, também ajuda a reduzir o colesterol ruim, contribuindo para um sistema cardiovascular mais saudável.

Mas seus benefícios não ficam por aí. A grande quantidade de fibras contida no chuchu ajuda a manter a saciedade por mais tempo. E se falarmos das calorias, um chuchu inteiro tem apenas 38,6 calorias e 0,1 gramas de gordura. Isso é muito bom, não é mesmo? Mas esse legume pode possui muitos outros nutrientes em sua composição. Conheça mais.

 

Fornece vitaminas essenciais

O chuchu é uma fonte abundante de folato e vitamina C. O folato é uma vitamina hidrossolúvel que é essencial para a fertilidade feminina e para a prevenção do câncer. Tomada antes e durante a gravidez, reduz o risco de defeitos congênitos no tubo neural.

Um chuchu inteiro contribui com 189 microgramas de folato para a sua dieta, o que equivale a cerca de 50% da sua dose diária recomendada. A vitamina C é um importante antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e algumas formas de câncer. Um chuchu contém 15,6 microgramas de vitamina C, o que equivale a 26% do seu valor diário necessário.

 

Fonte de Minerais

Os minerais são altamente necessários em uma base diária para ajudar a manter um metabolismo saudável, fortalece o sistema imunológico e contribui para uma estrutura óssea mais forte. Por isso o chuchu é tão saudável, pois é rico em zinco, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. Para você ter uma ideia, cada chuchu fornece cerca de 1 miligrama de zinco – 7% do seu valor diário necessário. O zinco desempenha um papel na cicatrização de feridas. Já o cálcio e o magnésio mantêm os ossos fortes.

 

Como fazer o chá de chuchu

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

Meio litro de água

2 colheres (chá) de folhas de folhas chuchu (secas ou in natura)

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do chuchu. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de chuchu

 

Leia também: Chá de hortelã: muito mais do que um chá gostoso

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de chuchu, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply