Chá de alcaçuz: conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar no chá de alcaçuz? Nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.

 

Um pouco sobre o alcaçuz

O alcaçuz é uma raiz cuja planta é nativa da Europa e da Ásia. Por vezes é considerada uma praga em jardins e hortas. Embora ele receba essa má fama popular, existe uma série de benefícios que ele pode fornecer à nossa saúde.

Além de seu poder medicinal, o alcaçuz também é usado como principal ingrediente de alguns doces, balas e até mesmo bebidas como licores.

Seu efeito medicinal tem sido comprovado através de pesquisas que têm revelado a ação terapêutica do alcaçuz em favor de nosso organismo.

Na verdade, sua ação medicinal já é conhecida desde a antiguidade. Quando ainda no Antigo Egito seu chá era consumido com finalidades terapêuticas. Além dos egípcios, os antigos chineses também se beneficicavam com esse poderoso chá.

 

Os benefícios do chá de alcaçuz

A seguir, conheça os principais benefícios do chá feitos com a raiz de alcaçuz.

 

Melhora na saúde do estômago

O alcaçuz possui grandes propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de os danos provocados nas paredes do trato digestivo. Sua atuação inclui desde desintoxicação alimentar e azia até a recuperação após infecções e inflamações.

 

Limpeza do sistema respiratório

O consumo do chá de alcaçuz pode ajudar com a produção de muco saudável. Este muco consegue limpar e expelir impurezas e agentes nocivos para a saúde do indivíduo. O resultado final é a diminuição das chances do desenvolvimento de doenças respiratórias causadas por agentes que ficam presos em suas vias.

 

Redução do estresse

Com o passar do tempo, o estresse deixa a glândula adrenal exaustas em função do trabalho constante para produzir adrenalina e cortisol. Com o auxílio de suplementação, a glândula pode diminuir a produção e ter seu equilíbrio restabelecido. Desta forma, o corpo recupera níveis saudáveis de cortisol, sofrendo menos os efeitos do estresse no organismo.

 

Ação anticancerígena

O chá de alcaçuz possui uma forte ação antioxidante. Por conta disso, estudos têm revelado que o consumo da bebida pode auxiliar o tratamento de câncer de próstata e mama.

 

Proteção da pele e dos dentes

O chá de alcaçuz pode ser aplicado de forma tópica (sobre a pele) a fim de tratar algumas condições de pele. É o caso de eczemas, por exemplo. Neste tipo de tratamento dermatológico, os melhores resultados geralmente dizem respeitos a causas bacterianas. As propriedades bactericidas do alcaçuz combatem o problema de forma eficaz, gerando resultados rápidos.

 

Como fazer chá de alcaçuz?

Fazer chá de alcaçuz em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de alcaçuz ralado ou em pó

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com o alcaçuz. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

Onde encontrar o alcaçuz

Se você tiver dificuldades de encontrar o alcaçuz in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Mirra: conheça a planta medicinal ancestral que faz bem à saúde

 

chá de alcaçuz

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de alcaçuz, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply