Chá de alcachofra: o amigo de fígado e do emagrecimento

As alcachofras, embora normalmente usadas na culinária, também podem, surpreendentemente, oferecer um chá cheio de vitaminas e minerais. Isso, porque o chá de alcachofra é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, todos úteis para manter uma boa saúde.

Portanto, consumir sempre uma xícara de chá de alcachofra pode melhorar o desenvolvimento do organismo em diversos aspectos, proporcionando melhoras que irão te surpreender. Fique conosco e saiba tudo sobre esse poderoso chá

 

O que é a alcachofra

 

Ela é cientificamente conhecida como Cynara Scolymus, e é muito usada na culinária como aperitivos, ou mesmo para fazer alguns pratos deliciosos. Mas o uso medicinal da alcachofra é conhecido há milhares de anos, quando os antigos gregos e romanos já a utilizavam para o tratamento de muitas condições de saúde.

Uma das formas mais populares de seu uso medicinal é através do chá, que é pode ser feito a partir das folhas, caule e raízes da planta de alcachofra. Seu sabor, ao contrário do que pensam, é realmente agradável, e ainda possui um leve tom adocicado. Mas não importa o quanto seu sabor pode ser – ou não – agradável para algumas pessoas. O fato é que o chá de alcachofra é altamente benéfico à nossa saúde. Saiba como.

 

Benefícios de saúde do chá de alcachofra

 

O chá de alcachofra é rico em nutrientes, vitaminas e minerais, como: fósforo , zinco e ferro, que trazem benefícios para a saúde do fígado e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros benefícios de saúde do chá de alcachofra incluem a redução da pressão arterial, além de ajudar nos processos de emagrecimento e também digestivos.

Também podemos encontrar benefícios no chá de alcachofra para os tratamentos da pele, cabelo e unhas. E se você sofre com aquelas manchas indesejadas na pele, esse maravilhoso chá também pode fazer muito por você. Quer saber mais? Confira, a seguir, todos os benefícios dessa bebida milagrosa.

 

Ajuda com a aparência da pele

A alcachofra é rica em antioxidantes como a querce e a rutina, além da vitamina C. Todos esses elementos podem ajudar a proteger a pele de doenças crônicas e do estresse oxidativo. Por isso, proporciona uma pele muito mais saudável, rejuvenescida, evitando o surgimento de rugas e manchas senis.

 

Combate os radicais livres

Por ser rica em antioxidantes, a alcachofra ajuda a combater os efeitos negativos dos radicais livres no resto do corpo. Com isso, acaba prevenindo algumas doenças, como: câncer , doenças cardíacas e artrite reumatoide.

 

chá de alcachofra

experimente também gelado

 

Melhora a saúde do coração

O chá de alcachofra é conhecido por reduzir a pressão arterial e os níveis gerais de colesterol. Essa ação é altamente benéfica para prevenir problemas como: aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

 

Perda de peso

Muitas pessoas conhecem os poderes da alcachofra em favor do emagrecimento. Isso, porque alguns minerais presentes em sua composição ajudam a suprimir o apetite. Com isso, é mais fácil evitar excessos, contribuindo, assim para a perda de peso. Além disso, o poder desintoxicante da alcachofra também auxilia na limpeza das toxinas, que acabam travando o metabolismo. Sua ação diurética também ajuda a eliminar inchaços.

 

Ação detox

Estudos descobriram que o chá de alcachofra possui uma forte ação desintoxicante. Por isso, é capaz de aumentar a limpeza do fígado, reduzindo a toxicidade no corpo e ajudando no funcionamento do metabolismo, além de reduzir a pressão sobre o sistema imunológico.

 

Ação diurética

Outro benefícios incrível do chá de alcachofra é que ele é altamente diurético. Com isso, ele acaba diminuindo os inchaços do corpo, eliminam toxinas através da urina. Por isso também é indicado como coadjuvante em processos de emagrecimento.

 

chá de alcachofra

 

Como fazer o chá de alcachofra

 

Para preparar o seu chá, você irá precisar de:

  • 1 litro de água
  • 3 colheres (sopa) de folhas de alcachofra

Leve a água ao fogo e, quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a alcachofra. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos ou até que amorne. Depois disso, coe e está pronto para consumo. Beba ao longo do dia, preferencialmente, após as refeições.

 

Outros chás que você pode se interessar: Chá para emagrecer

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Alcachofra, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigada por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply