Chá de acônito: a planta venenosa benéfica à saúde

Ela é uma planta considerada venenosa, em contrapartida, também traz em sua composição diversas substâncias benéficas para a saúde. Estamos falando do chá de acônito, que pode nos trazer muitos benefícios. Mas, então, como pode uma planta venenosa nos beneficiar? Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre essa inusitada planta, e o que ela pode fazer em favor de sua saúde.

 

O que é o acônito

 

Seu nome científico é Aconitum Napellus, popularmente conhecido como acônito. Tem origem na Europa, e é considerada uma das plantas mais venenosas de toda a flora terrestre. Além de possuir uma rara beleza que faz dela uma bela planta ornamental, ostenta belas flores azuladas em formato de sino. Trata-se de uma planta perene com raízes tuberosas, cultivada em grande escala para fins farmacêuticos.

Dentre suas principais funções terapêuticas, podemos destacar a ação analgésica, no entanto, é importante que seu consumo seja feito sob orientação médica.

 

Uma planta venenosa

 

A origem de seu nome vem do grego akòniton, que significa: planta venenosa. Conta-se que, na mitologia grega, o acônito era usado para banhar as pontas de dardos e lanças para o combate ou mesmo para a caça. Ainda na mitologia, Medea teria tentado envenenar Teseu com o acônito. E ainda há quem acredite que Cleópatra não tenha morrido pela picada de uma cobra, mas, sim, pelo veneno da planta. Portanto, o acônito é conhecido por seu poder de envenenamento.

 

Benefícios do Chá de Acônito

 

Como já vimos, o acrônico é uma planta venenosa, com um alto teor de toxidade, mas que também possui ações terapêuticas em sua composição. Mas, como pode isso? Acontece, que o consumo excessivo da planta realmente pode provocar sérios problemas, inclusive ser fatal. Mas na dose certa, ele pode ser um grande aliado para a saúde. Por isso aconselha-se que a planta seja consumida em doses homeopáticas, sem oferecer riscos. Portanto, o problema (ou a solução) está na quantidade.

Para entendermos melhor, o acrônico é uma das plantas mais usadas na homeopatia devido às suas ações benéficas para a saúde. Se utilizada da forma correta, pode tratar diversas doenças com ótimos resultados. Assim sendo, o chá de acônito possui, em sua composição, propriedades anti-inflamatórias, anticongestivas, diuréticas, sudoríferas e carditônicas. Além disso, ele possui um caráter sedativo, resultando em sua ação analgésica, pois ajuda a promover relaxamento.

Portanto, dentre suas indicações. podemos encontrar ótimos resultados no chá de acrônico para o tratamento de ansiedade, crises de pânico, fobias, o que inclui a claustrofobia. Também oferece excelentes resultados no combate à asma e à tosse, além de ajudar no tratamento de problemas respiratórios, nevralgias e dores do reumatismo. Mas os seus benefícios não param por aí. Veja a lista completa dos problemas de saúde que o chá de acônito ajuda a combater:

 

  • nevralgias
  • ansiedade
  • síndrome do pânico
  • inquietação
  • palpitações nervosas
  • gripes e resfriados
  • lesões sofridas por exercício físico
  • doenças inflamatórias
  • reumatismo,
  • tosse espasmódica
  • úlceras,
  • dores de ouvido e de garganta
  • insônia
  • estresse
  • dores de cabeça
  • sinusite
  • problemas de estômago e má digestão

 

chá de acônito

Folhas de acônito

 

Como fazer o chá de acônito

 

As partes utilizadas da planta são as folhas e principalmente as raízes, o tubérculo, lugar onde se concentram a maior parte dos seus princípios ativos. Portanto, para fazer o seu chá de acrônico, você irá precisar de:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de acônito

Em uma panela, adicione a água e o acônito, deixando em cozimento por 15 minutos após a fervura. Depois disso, desligue o fogo e abafe, deixando em repouso até amornar. A quantidade diária recomendada é de 2 a 3 xícaras.

 

Contraindicações

 

Se consumido em excesso, o chá de acrônico pode provocar a paralisia respiratória, sensação de angústia, perda de sensibilidade, respiração lenta, fraqueza do coração, formigamento no rosto, zumbido os ouvidos, visão turva, contração na garganta e asfixia. Em alguns casos, pode ainda levar a óbito. Por esse motivo, não é recomendado tomar uma dose maior do que recomendada. Também é contraindicado por pacientes com doenças cardiovasculares, mulheres gestantes ou em período de amamentação.

 

Outros chás que você pode se interessar: Chás antioxidantes

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Acônito, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Até o próximo post!

Leave a Reply