Os benefícios da cartilagem de tubarão

Muitas pessoas têm ouvido falar a respeito dos benefícios da cartilagem de tubarão. E você, sabe para que serve esse poderoso suplemento? Acompanhe nosso artigo e conheça os principais benefícios dessa poderosa cartilagem e para o que serve. Saiba também onde encontrá-lo e se ele pode ser útil para você.

 

O que é a cartilagem de tubarão

 

A cartilagem de tubarão é um tecido elástico resistente que fornece suporte, assim como o osso. Por causa dos seus muitos benefícios, ele tem sido muito usado para medicamentos, quando muitos extratos são feitos de cartilagem de tubarão.

 

Em sua composição existe uma rica fonte de mucopolissacarídeos, como o sulfato de condroitina. Embora seja um suplemento feito a partir da própria cartilagem do tubarão, podemos encontrá-la facilmente comercializada  em cápsulas ou em pó.

 

Apesar dos seus muitos benefícios comprovadamente eficazes, a cartilagem de tubarão é um dos temas mais populares e controversos debatidos nos círculos médicos hoje em dia. Embora seu modo de ação seja aceito por princípios médicos estabelecidos, o mecanismo, ou a combinação de elementos responsáveis ​​por desencadear essa ação, continua sendo tema de discussões.

 

Mas se você pena que a cartilagem de tubarão é poderosa apenas para auxiliar no tratamento das articulações, saiba que  seus benefícios vão além disso. ela também é um excelente coadjuvante em tratamentos anticancerígenos, pois ele pode ajudar a prevenir o crescimento tumoral.

 

Os benefícios da cartilagem de tubarão

 

Embora os pesquisadores não tenham sido capazes de identificar o agente terapêutico exato na cartilagem de tubarão, muitos concordam que o componente primário de combate à inflamação é derivado de uma família de carboidratos complexos chamados mucopolissacarídeos, que compõem a cartilagem. Dois membros desta família, os sulfatos de condroitina A e C, têm sido utilizados pelos profissionais de medicina nutricional para lutar contra a inflamação.

 

E o melhor ainda é que, quando combinado com as propriedades de inibição da angiogênese – que se acredita que existem nas proteínas -, a cartilagem de tubarão pode não só proporcionar alívio da inflamação, mas também inibir a vascularização da cartilagem nas articulações humanas.

 

Um dos benefícios da cartilagem de tubarão, portanto, é proporcionar uma melhora significativa nas articulações e na manutenção de nutrientes nos ossos, principalmente quando o tratamento é aliado à prática de atividades físicas regulares e a adoção de uma dieta com alimentação balanceada.

 

Além do combate à inflamação existem outros benefícios da cartilagem do tubarão, bem como o tratamento contra o câncer. Estudos realizados nos Estados Unidos apontam que os tubarões não sofrem de câncer, pois possuem um forte sistema imunológico, que é apto para produzir anticorpos contra as mais variadas bactérias e vírus. Assim sendo,  é possível concluir que a cartilagem de tubarão pode despontar como um forte coadjuvante no combate ao câncer. Outro fator importante é que as ações anticancerígenas da cartilagem de tubarão já vêm sendo comprovada através de estudos realizados em pacientes com câncer em estado terminal, podendo comprovar suas alegadas habilidades de combate a essa doença.

benefícios da cartilagem de tubarão

Dentre os muitos benefícios da cartilagem de tubarão, ela também possui as seguintes indicações para tratamento:

 

  • Artrose
  • Artrite
  • Colite
  • Descalcificação com dores articulares
  • Enterite
  • Flebite
  • Reumatismo
  • Psoríase

 

Efeitos colaterais

 

A cartilagem do tubarão parece não ter efeitos colaterais negativos, com exceção de uma possibilidade de irritações estomacais em raras exceções.

 

Dosagem da cartilagem de tubarão

 

A dosagem apropriada de cartilagem de tubarão depende de vários fatores, como a idade do usuário, seu estado de saúde e várias outras condições. Neste momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma gama adequada de dosagem para a cartilagem de tubarão. No entanto, é importante considerar que os produtos, mesmo sendo naturais, não devem ser usados em demasia. Portanto, certifique-se de seguir as instruções de dosagem de acordo com os rótulos do produto e consulte seu médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

 

Contraindicações

 

A cartilagem de tubarão é contraindicada para quem é alérgico a peixes e crustáceos. Gestantes, lactantes e crianças de até 3 anos de idade, poderão consumi-lo após consulta e orientação de seu médico ou nutricionista.

 

Gostou do nosso artigo sobre os benefícios da cartilagem de tubarão? Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *