Banho para hemorroidas: aprenda a fazer em casa

Existem muitos tratamentos caseiros que são excelentes para nos ajudar a combater diversos males. Um deles é o banho para hemorroidas, um tratamento natural muito eficaz. Isso porque a combinação de ingredientes desse banho irá aliviar consideravelmente o desconforto e irritabilidade de quem sofre desse mal. E o melhor é que ele pode ser feito em casa, sem dificuldades.

Acompanhe nosso artigo e aprenda a preparar um eficiente banho para hemorroidas. Você irá se surpreender com seus resultados.

 

O que são as hemorroidas

 

Hemorroidas são veias inflamadas dentro do ânus ou reto inferior. Isso acontece geralmente depois de se esticar durante os movimentos intestinais. Mas as hemorroidas também podem se desenvolver durante a gravidez, por causa do aumento da pressão sobre as veias na área retal.

Enquanto pequenas hemorroidas não causam sintomas, as hemorroidas maiores podem causar um grande desconforto. Os piores sintomas desse problema são a coceira, dor, irritação, inchaço anal e até mesmo sangramento durante ou após as evacuações.

 

O que usar no banho para hemorroidas

 

O sulfato de magnésio, também conhecido como sal de Epsom, é o principal ingrediente desse banho. Ele é um excelente componente que ajuda a aliviar a dor e a inflamação das hemorroidas.

Também iremos acrescentar a esse banho algumas ervas, ricas em propriedades adstringentes, analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes. São elas a hamalelis e a alfazema. Podemos ainda potencializar o banho com o óleo essencial de limão, que contribui para o alívio das dores.

 

Como preparar o banho para hemorroidas

 

Para tratar as hemorroidas, nós iramos fazer um banho de assento, um banho de imersão das partes íntimas em água morna. Esse tipo de banho é milenarmente conhecido por conta de sua eficácia, e muito usado pelos antigos.

Assim sendo, o banho para hemorroidas que vamos ensinar é perfeito para aliviar a dor e os sintomas do problema, além de promover cicatrização e combate à inflamação.

Para o seu banho, você irá precisar de:

  • 2 litros de água fervente;
  • 1 colher de sopa de sulfato de magnésio (sal de Epsom)
  • 1 colher de sopa de hamamélis;
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 3 gotas de óleo essencial de limão

Coloque a água para ferver juntamente com o hamalélis. Após 2 minutos, apague o fogo e tampe, deixando descansar até amornar. Depois disso, coloque essa mistura em uma bacia (onde você possa se sentar) e acrescente os demais ingredientes do banho.

banho para hemorroidas

 

É importante que você use a mão para misturar muito bem os ingredientes, a fim de que eles fiquem bem dissolvidos. Você não deve sentir nenhum sal no fundo da bacia.

Sente-se nessa água e permaneça por 15 a 20 minutos. Depois disso, enxague o corpo com água morna e seque-se com toalha felpuda e limpa. Se preferir, não passe a toalha na sua área retal, pois isso pode causar irritação. Você pode usar um secador de cabelos (em configuração baixa) para isso.

Você pode fazer esse banho 2 ou três vezes ao dia. Faça-o todos os dias, até sentir as melhoras.

É importante salientar que o banho para hemorroidas não substitui o tratamento médico. Ele é apenas um coadjuvante do tratamento, que irá ajudar na diminuição dos sintomas. Portanto, não deixe de consultar o médico e não abra mão do tratamento medicamentoso.

 

Gostou no nosso artigo “Banho para hemorroidas”? Se gostou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply