Banho para dores no corpo: aprenda a fazer em casa

Seja por excesso de trabalho ou até mesmo como consequência de algum problema de saúde, muitas pessoas têm que lidar com dores generalizadas. E a maioria delas são dores musculares que acabam afetando o corpo todo. Mas existem soluções caseiras que podem ajudar a lidar com isso, e uma delas é o banho para dores no corpo, um banho que irá promover alívio e relaxamento.

Acompanhe nosso artigo e aprenda a fazer esse banho relaxante. Mas não pense que você precisa ir a um SPA para isso. Com ingredientes baratos e de fácil acesso, você pode fazer o melhor banho para dores do corpo em sua casa. Você irá se surpreender com seus efeitos.

 

A hidroterapia

Quando falamos em hidroterapia, estamos falando do tratamento feito através da água. Na maioria das vezes, esse tratamento é feito com um banho de água quente, que é a forma original da hidroterapia.

E sendo esse banho feito por imersão, quando aliado ao calor pode promover grande alívio de dores. Banhos desse tipo são indicados para pessoas com lesões, dores em geral, ansiedade e até mesmo depressão.

Mas além da água em temperatura elevada, também existem alguns ingredientes que podem ser acrescentados ao banho. Esses ingredientes irão ajudar a potencializar o seu efeito relaxante e de diminuição da dor.

Em muitos casos podem acrescentados ao banho algumas ervas in natura podem ser substituídas por seus óleos essenciais.

 

O banho para dores no corpo

Um banho longo e quente é algo que você pode esperar depois de um dia no trabalho ou uma situação estressante. Os banhos podem proporcionar alívio de estresse conveniente porque quase todos têm uma banheira.

Mas não é só isso. Em alguns casos, as dores musculares podem estar relacionadas ao estresse no músculo ou nas articulações e podem ainda ser causadas por certas condições clínicas.

E se você está sofrendo com músculos doloridos ou dores generalizadas, um bom banho quente pode ajudar a promover um relaxamento muscular, tornando as dores e o desconforto mais gerenciáveis. Assim sendo, este banho pode ser tomado para alívio muscular ou quando você sentir a necessidade de relaxamento do corpo e mente.

Além da água quente que, por si só já ajuda a relaxar, vamos potencializar o banho com alguns ingredientes que ajudarão a combater a dor. A combinação desses ingredientes irá proporcionar os seguintes benefícios:

 

  • Extração de impurezas do corpo
  • Alivio e relaxamento das dores musculares
  • Equilíbrio da acidez
  • Aumento da circulação.
  • Aumento da alcalinidade no corpo
  • Redução do inchaço

Banho para dores no corpo

 

Como fazer o banho para dores no corpo

A receita deste banho irá ajudar a aliviar dores musculares em geral, espasmos e até mesmo dores pós-treino. Para isso, você irá precisar de:

 

  • Água quente em banheira
  • ½ xícara de sal de Epsom
  • ½ xícara de bicarbonado de sódio
  • ½ xícara de sal marinho
  • ½ xícara de vinagre de maçã (preferencialmente orgânico)
  • 12 gotas de óleo essencial de eucalipto

Nesse banho, a temperatura da água deve ser quente. Encha a sua banheira com água em temperatura elevada (o máximo que conseguir) e acrescente todos os ingredientes, misturando-os à água. Garanta que esteja bem dissolvido. Se você preferir, pode substituir o óleo essencial de eucalipto pelos óleos de: lavanda, alecrim ou tomilho.

Feita a mistura à água, entre na banheira e permaneça nessa imersão por um período de 20 minutos. Depois disso, enxugue o corpo e coloque uma roupa confortável.

 

Contraindicações

Não tome banhos de sal quentes se for diabético, tiver problemas cardíacos, pressão alta ou baixa.

 

Esse artigo sobre o banho para dores no corpo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply