Banho para baixar a febre: aprenda como fazer

Você já experimentou tomar um banho para baixar a febre? Se existe algo com o qual precisamos ficar atentos é com a febre. Como uma resposta de nosso sistema imunológico, ela geralmente se manifesta em resposta a algum tipo de infecção ou outros males.

 

Ela é, na verdade, uma sinalização do corpo indicando que algo não vai bem. Quando isso acontece, é hora de verificar por que o corpo está respondendo dessa forma e tomar as devidas providências.

 

Além de consultar um médico a fim de descobrir o que está por trás da febre, é necessário tomar as devidas providências para devolver ao corpo a sua temperatura normal. Uma das formas mais eficazes para isso é através de um bom banho para baixar a febre.

 

 

O que é a febre

 

Também conhecida como pirexia, a febre é um estado que alcançamos quando nossa temperatura corporal é superior à normal. Embora haja uma grande incidência em crianças, a febre não escolhe idade, ela pode acontecer nos pequenos e nos grandes.

 

Mas engana-se quem pensa que a febre seja uma doença. Na verdade ela é um sintoma, que vem indicar que algo está acontecendo em nosso organismo. Portanto, a febre é um bom sinal, pois ela nos serve de alerta para investigarmos o que realmente está acontecendo de errado. Em geral, a febre está nos sinalizando que nosso corpo está tentando combater algum quadro infeccioso ou inflamatório.

 

Além disso, a febre também acontece pois, diante de algum tipo de infecção ou inflamação, nosso sistema imunológico imediatamente se manifesta liberando defesas. Estas, por sua vez, conseguem ter uma melhor circulação em nosso organismo quando a temperatura está mais alta. A febre, portanto, é uma forma que o organismo encontra para se defender.

 

A febre raramente vem sem outros sintomas. Muitas vezes, é acompanhada por queixas específicas, bem como: suor, tremedeira, dores de cabeça ou musculares, desidratação, fraqueza.

 

Banho para baixar a febre

 

Banho para baixar a febre

 

Além dos cuidados medicamentosos, é possível você fazer um procedimento caseiro antigo que é muito eficaz. Trata-se do já conhecido banho para baixar a febre. Afinal, quem nunca viu nossas avós banhando as crianças para diminuir a temperatura corporal?

 

Portanto, ao surgirem os primeiros sintomas da febre, faça o seguinte procedimento:

 

Se tiver uma banheira, encha-a com água morna em uma temperatura que seja inferior à temperatura febril do corpo. Se você for fazer o seu banho no chuveiro, abra-o com uma ducha de água morna, com a temperatura também abaixo da corporal.

 

Feito isso, entre na banheira ou debaixo do chuveiro e permaneça dando tempo para que a água morna vá tirando o calor do corpo aos poucos.

 

Mas engana-se quem pensa que o banho para baixar a febre tem que ser gelado. Nesse caso, ele acaba induzindo o corpo a produzir ainda mais calor, e acaba provocando aquela sensação de calafrio.

 

Após o banho você começará a sentir calor. Não se preocupe, é um sinal de que a febre está baixando. Por isso, vista-se com roupas leves, como algodão por exemplo.

 

 

Cuidados complementares

 

Além do banho para baixar a temperatura, você poderá tomar alguns cuidados. São eles:

 

Tome bastante água ou isotônico. Isso irá ajudar a hidratar o corpo e reduzir a sua temperatura.

 

Não pense em usar ventiladores diretamente no corpo para baixar a temperatura. Se quiser usar, apenas deixe-o girando no ambiente em  velocidade mínima.

 

A febre provoca muito frio. Não se cubra, pois você acabará aquecendo ainda mais a sua temperatura corporal.

 

Se seu banho para baixar a febre for na banheira, potencialize-o fazendo compressas frias na testa e nas têmporas.

 

Evite qualquer tipo de agitação. Após o seu banho, você deverá manter repouso, pois a agitação aumenta o metabolismo, que acaba aumentando a temperatura corporal.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho para baixar a febre? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Leave a Reply