Banho de tomilho: conheça os seus benefícios

Esta poderosa erva não é apenas uma das mais populares na nossa culinária, mas também possui uma longa trajetória de uso na medicina natural. Estamos falando do tomilho, que desde a era romana já era consumido para evitar envenenamento. Naquela época, o banho de tomilho já era usado para muitos outros benefícios, até os dias de hoje.

 

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o poderoso banho de tomilho. Conheça todos os seus benefícios e aprenda a fazê-lo em casa.

 

As propriedades do tomilho

 

Seu nome científico é thymus vulgaris, e se trata de uma erva que pertence à família da hortelã. Assim, o tomilho é conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde, sendo rico em fito nutrientes, minerais e vitaminas. É também fonte de potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês e selênio. Esta erva também é uma fonte rica de vitaminas como as do complexo B, betacaroteno, vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina E e ácido fólico.

 

Portanto, trata-se de uma erva tão poderosa que antes mesmo de surgirem os antibióticos seu óleo era usado como bandagens. Um dos ingredientes ativos do tomilho é o timol, que hoje é usado em enxaguatórios bucais e pomadas ara aliviar a tosse e sintomas do resfriado, do tipo Vick VapoRub.

 

O principal componente do óleo essencial extraído do tomilho é o timol, o que lhe confere propriedades antissépticas, desinfetantes e antifúngicas. Por isso é altamente eficaz no combate às bactérias além de ser rico em flavonóides. Estes incluem a apigenina, naringenina, luteolina e timonina. São estes flavonóides que aumentam a sua capacidade antioxidante.

 

banho de tomilho

O banho de tomilho

 

Como já vimos, desde a antiguidade já era feito o banho de tomilho para diversos tipos de tratamento. Atualmente, um dos seus maiores benefícios é no combate a gripes e resfriados, bem como os efeitos provocados pelos mesmos. Destes efeitos temos: tosse, febre, dificuldades respiratórias etc.

 

Portanto, se você está sentindo os sintomas da gripe ou mesmo se esta época do ano não é muito favorável ao seu processo respiratório, uma boa solução é o banho de tomilho.

 

Como preparar o banho de tomilho

 

Este banho pode ser feito em imersão, ou seja, na banheira. Porém, se você não tiver uma banheira em casa, não se preocupe. Você pode fazer um poderoso escalda-pés, que terá o mesmo efeito.

 

Banheira

Para fazer o seu banho na banheira, você irá precisar de:

 

  • 2 litros de água
  • 2 xícaras de tomilho seco
  • 8 gotas de óleo essencial timol (opcional)

 

Ferva a água e, quando estiver em fervura, apague o fogo e acrescente a erva. Deixe tampado por 10 a 20 minutos. Adicione esse chá e o óleo essencial à água da banheira, que deve estar quente. Permaneça nessa banheira enquanto a água ainda estiver quente. Por isso, quanto mais quente ela estiver, melhor.

 

Ao sair do banho de tomilho, seque-se imediatamente e envolva-se em um cobertor. Deite-se e permaneça dessa forma por mais ou menos meia hora. Você deverá suar bastante nesse tempo. Depois disso, coloque uma roupa limpa e leve.

 

Escalda-pés

Se você não tem uma banheira, faça um escalda-pés com o tomilho. Para isso, você irá precisar de:

 

  • 1 litro de água
  • 1 xícaras de tomilho seco
  • 4 gotas de óleo essencial timol (opcional)

 

Ferva a água e, quando estiver em fervura, apague o fogo e acrescente a erva. Deixe tampado por 10 a 20 minutos. Coloque esse chá e o óleo essencial em uma bacia com água bem quente. A quantidade da água deve ser suficiente para cobrir os seus pés.

 

Em seguida, sente-se confortavelmente e mergulhe seus pés nessa água. É muito importante que a água esteja bem quente, portanto, aqueça-a ao máximo que você pode aguentar.

 

Permaneça com os pés mergulhados por alguns minutos, ou até que a água comece a ficar morna. Após esse período – cerca de 20 minutos – retire os pés da água e seque-os com uma toalha limpa. Em seguida, faça uma leve massagem com um creme à base de arnica.

 

Dica: Se você estiver com problemas respiratórios, experimente também fazer uma inalação com o chá do tomilho.

 

 

Este artigo sobre o banho de tomilho foi útil para você? Se gostou, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *