Banho de jasmim: conheça os seus benefícios

Muitas pessoas fazem uso do jasmim como tratamento natural que ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e até mesmo equilibrar os hormônios. Dessa forma, a aromaterapia se utiliza dos benefícios de seu óleo essencial para a cura de diversos males como depressão, ansiedade, insônia e até mesmo a falta de libido. Para isso, uma das formas terapêuticas mais usadas é através do banho de jasmim.

 

Nesse artigo, aprenda como preparar o banho de jasmim e conheça os benefícios que esse delicioso banho pode proporcionar a você.

 

 

Conhecendo o jasmim

 

O jasmim é uma flor de fragrância forte e adocicada. É frequentemente associada ao romance e ao amor, sendo inspiração inclusive de vários poetas.

Trata-se de uma flor noturna, pois que floresce ao cair da noite, expandindo uma fragrância inigualável.

 

Esta flor floresce apenas à noite e enche os arredores com sua fragrância inconfundível e sedutora. No Oriente, o jasmim é considerado um símbolo de feminilidade e beleza.

 

 

Os benefícios do jasmim para a saúde

 

Além de uma fragrância muito peculiar, o jasmim também proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Isso, por se tratar de uma flor que reúne em sua composição diversas propriedades, bem como:

 

  • Antidepressiva
  • Antisséptica
  • Afrodisíaca
  • Antiespasmódica
  • Cicatrizante
  • Expectorante
  • Parturiente
  • Sedativo, dentre outras.

 

Para melhor utilização do jasmim nos tratamentos terapêuticos naturais, é extraído o óleo essencial de jasmim. Este é ricamente utilizado na aromaterapia, principalmente através de banhos.

 

banho de jasmim

O poder do banho de jasmim

 

Além dos muitos benefícios que essa delicada flor pode proporcionar à nossa saúde, o banho de jasmim é muito utilizado como coadjuvante nos tratamentos terapêuticos no aspecto emocional, devido à sua forte ação calmante.

 

O aroma do óleo essencial de jasmim possui um efeito muito agradável em nossa mente, agindo positivamente no combate à depressão. Isso acontece porque o aroma do jasmim é capaz de nos despertar sensações positivas e de felicidade. Assim sendo, o banho feito com as propriedades do jasmim proporciona um estado de relaxamento para o corpo, acalmando a mente e induzindo as emoções positivas e construtivas.

 

O banho de jasmim, portanto, proporciona um grande alívio para a ansiedade, estresse, aborrecimentos, raiva e depressão, afetando nosso humor de forma muito positiva. Como consequência, ele acaba promovendo uma melhora significativa em nossa autoestima, aumentando estados de autoconfiança.

 

Além de todos esses benefícios, o aroma do jasmim também faz com que sejam aflorados sentimentos de romantismo e paixão, por isso é conhecido também por suas propriedades afrodisíacas. Além disso, o banho de jasmim também proporciona um aumento da libido, aumentando os sentimentos de desejo sexual.

 

Além do aspecto emocional e afrodisíaco, esse poderoso banho também ajuda a tratar inflamações e dores pelo corpo.

 

 

Como preparar o banho de jasmim

 

Este banho pode ser feito tanto na banheira como no chuveiro. Vejamos a forma de preparar cada um deles.

 

Na banheira

 

  • 12 gotas de óleo essencial de jasmim
  • 4 colheres (sopa) de sulfato de magnésio (sal de epsom)
  • Pétalas de jasmim

 

Coloque o óleo essencial de jasmim e o sal de epsom em uma banheira de água quente/ morna. Espalhe as pétalas por toda a banheira e, em seguida, entre na banheira para fazer o seu banho.

 

Permaneça na água pelo tempo que achar necessário, mas não menos do que 20 minutos. Aproveite esse momento para relaxar com uma boa música ambiente ao fundo. Se preferir, coloque velas aromáticas de jasmim em todo o ambiente.

 

Terminado o seu banho, enxugue o corpo com uma tolha limpa e macia e hidrate.

 

 

No chuveiro

 

  • 2 litros de água
  • 4 gotas de óleo essencial de jasmim
  • 2 colheres (sopa) de sulfato de magnésio (sal de epsom)

 

Coloque o óleo essencial de jasmim e o sal de epsom na água quente e espere até que a temperatura esteja agradável à sua pele. Em seguida, tome o seu banho de higiene normalmente e, ao final, jogue a mistura em todo o seu corpo do pescoço para baixo. É muito importante que você faça isso de forma bem vagarosa, sem pressa.

 

Terminado o seu banho, enxugue o corpo com uma tolha limpa e macia e hidrate.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho de jasmim? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *