Banho de cheiro – a magia dos aromas

“Eu quero um banho de cheiro, eu quero um banho de lua, eu quero navegar…”  Pelo visto, não é só na música que o banho de cheiro faz tanto sucesso. Tem muita gente que não abre mão de um delicioso banho tão rico em aromas.

Mas e você, sabe para que serve o banho de cheiro? Quais os seu benefícios? Como podemos fazer um banho desses em casa e sem gastar muito dinheiro? Acompanhe nosso artigo e aprenda a fazer um delicioso banho de cheiro para tomar ainda hoje.

 

O que é o banho de cheiro

 

P banho de cheiro é o nome pelo qual são conhecidos os banhos aromáticos em diversas regiões de nosso país. Ele tem esse nome por se tratar de um banho extremante perfumado, feito com substâncias aromáticas. Este banho pode ser composto de diferentes ingredientes. Eles podem ser: ervas frescas ou secas, especiarias, folhas, cascas, raízes, flores, essências e até mesmo óleos essenciais.

Essa mistura de substâncias é utilizada desde a antiguidade em várias regiões do mundo. Esse banho sempre foi utilizado com fins de magia, afrodisíacos ou medicinais. Na antiguidade era muito comum serem usadas especiarias nos banhos, como a canela, erva doce, etc.

Até hoje o banho de cheiro é utilizado para diferentes finalidades, e o que vai determinar o tipo de aroma é a finalidade do banho. Por exemplo, você pode querer tomar um banho para aumentar a prosperidade. Outras pessoas podem querer fazer um banho de cheiro para atrair o amor. Há quem faça o banho para espantar a inveja.

Portanto, para criar o seu banho de cheiro, você deve escolher os aromas próprios para o que você deseja alcançar. Você pode conhecer as funções de alguns aromas nesse artigo onde falamos sobre os óleos essenciais.

 

 

Como preparar o banho de cheiro

 

O preparo de cada banho vai depender do tipo de ingrediente que você utilizar. Por exemplo, se você for usar ervas ou especiarias in natura, elas podem ser maceradas e colocadas na sua água de banho. Há quem prefira fazer uma infusão dessas ervas.

Agora, se você for usar essências ou óleos essenciais, estes já possuem o extrato do aroma. Portanto, basta colocá-los diretamente na água.

Existe uma técnica muito usada para o banho de cheiro aqui no Brasil. Esta técnica é a quinar, quando as ervas são usadas para o banho. Isso porque quinar significa esmagar as ervas com as mãos dentro da água, de modo a deixá-la bem esmagada. A quinagem, portanto, é o processo da extração do aroma das ervas sem ter que passá-la pela fervura.

Existe um lado místico da quinagem. Ao fazer esse processo, é necessário que a pessoa entre em um estado de comunhão com as forças da natureza. Dessa forma, ela consegue despertar a magia e força mágica das ervas e folhas.

 

banho de cheiro

 

Aprenda a fazer alguns banhos de cheiro

 

A seguir, separamos alguns dos banhos de cheiro mais utilizados. Escolha um deles e experimente fazer hoje mesmo.

Mas antes de você aprender a fazer os banhos, não se esqueça de que você pode usar a criatividade para cada ingrediente do banho. Se não tiver ervas, substitua pela essência, perfume ou óleo essencial, e vice versa.  Vale lembrar também que eles podem ser feitos para ser jogados no corpo. Mas, se preferir, faça em uma banheira.

 

Banho da Prosperidade

 

  • 1 litro de água
  • 1 ramo de alecrim
  • 3 paus de canela
  • 7 gotas de essência de lavanda (ou óleo essencial)

Você deve quinar o alecrim e a canela na água e deixar descansar ao sol por uma hora, numa tigela de boca larga. Em seguida, coe e acrescente as gotas de essência. Tome este banho uma vez por mês, preferencialmente na lua crescente.

 

Banho para atrair riqueza

 

  • 1 litro de água
  • 3 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de noz-moscada ralada
  • 7 gotas de essência de cedro

Para preparar o banho você deve quinar o louro na água. Em seguida, junte a noz-moscada e deixe descansar por uma hora. Coe essa mistura e adicione a essência de cedro. Tome este banho uma vez por mês, preferencialmente na lua crescente.

.

 

Banho para atrair o amor

 

  • 1 litro de água
  • 1 pau de canela
  • 3 cravos da Índia
  • Pétalas de rosas vermelhas
  • 10 gotas de óleo essencial de maçã vermelha
  • 10 gotas de óleo essencial de ylang-ylang

Ferva a água com a canela e o cravo. Ao ferver, apague o fogo e coloque as pétalas de rosas e os óleos essenciais.

 

Instruções para tomar o banho de cheiro

 

Ao preparar a água do banho, comece então o seu ritual. Faça o seu banho de higiene normalmente e, ao terminar, pegue seu banho de cheiro e jogue vagarosamente sobre seu corpo. Isso deve ser feito do pescoço para baixo. Ao terminar, não enxague o corpo, apenas seque-se com uma toalha limpa.

Se preferir o banho na banheira, jogue na água da banheira o preparado de ervas que você fez.

As ervas do banho não devem ser jogadas fora como se fossem lixo comum. Elas podem ser colocadas no pé de uma planta. Desta forma, retornarão para a natureza rapidamente. Se você tiver pelo menos um vasinho com uma planta na sua casa, dê a ela as ervas dos seus banhos de cheiro: as entidades que amam a natureza lhe agradecerão e retribuirão o presente.

 

Onde encontrar os ingrediente para o banho de cheiro

 

As essências ou óleos essenciais podem ser encontradas em lojas de artigos para perfumes artesanais ou em lojas de artigos religiosos. Existe uma grande demanda de lojas que fazem venda online desses produtos.

Já as ervas podem ser compradas em lojas de produtos naturais, mercados municipais e também nas lojas de artigos religiosos.

Na ausência das essências ou óleos essenciais, você pode optar pelas ervas frescas ou secas. Por exemplo, se você quiser usar o aroma da canela em seu banho, você pode optar pelo óleo essencial de canela ou então usar a própria canela em pau.  Ou então, se você não tiver a essência de alfazema, por que não substituir pela seiva de alfazema, uma colônia encontrada nas perfumarias?

Essas substituições não vão alterar o produto final de seu banho de cheiro. O que manda é a combinação de aromas, e não a forma como eles se apresentam. Portanto, não encontrando um ingrediente específico, use sua criatividade e busque-o em outros formatos.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply