Banho de cera parafina: para que serve?

Devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas, especialistas em reabilitação, massoterapeutas e profissionais da beleza têm aprovado o uso do banho de cera parafina para diversas finalidades. Trata-se de uma terapia que já vem sendo feita há séculos como uma forma muito eficaz de acelerar a cura e aliviar dores nas articulações. Além disso, esse tipo de tratamento também é excelente para os cuidados da pele devido ao seu alto poder hidratante.

 

Se você ainda não conhece todos os benefícios do milagroso banho de cera parafina, acompanhe nosso artigo e saiba como esse tratamento pode te ajudar.

 

A origem do banho de cera parafina

 

O uso da terapia de cera de parafina já é conhecida desde a época do Império Romano. Naqueles tempos antigos, os romanos derramavam ceras quentes no corpo em preparação para massagens terapêuticas. Mais tarde, os franceses adotaram a terapia de parafina, derretendo sua cera e espalhando-o em feridas para acelerar a cicatrização.

 

Já na Primeira Guerra Mundial, os britânicos também usaram a terapia de cera de parafina como um protocolo para tratar distúrbios ortopédicos em hospitais militares. Nos tempos modernos, a terapia de parafina vem ganhando bastante espaço principalmente depois que uniu-se à hidroterapia, resultando no poderoso banho de cera parafina.

 

 

O que é a cera parafina

 

A parafina é um produto incolor, insípido, inodoro e extremamente pesado na estrutura molecular. A cera de parafina ocorre naturalmente como um componente de óleos minerais brutos, sendo produzida por refinação ou separação desses óleos.

 

Após essa separação, o óleo é purificado através de fervura, sendo filtrado gerando um óleo pesado, também conhecido como cera de parafina.

 

Assim sendo, a parafina se torna um emoliente natural, que ajuda a criar uma umidade natural na pele por muito tempo. Além disso, um banho feito com a cera de parafina pode auxiliar na cura de vários problemas com a pele.

 

Esse tratamento é altamente eficaz também no combate a calos. Ele proporciona um alto nível de hidratação para mãos e pés, principalmente calcanhares, pois combate a pele seca e rachada.

Benefícios terapêuticos do banho de cera parafina

 

Além de aliviar e curar a pele, tratamentos de parafina têm muitos benefícios terapêuticos também para outras doenças. A cera de parafina tem demonstrado muita eficácia nos tratamentos de problemas como artrite e fibromialgia, dentre outros.

 

O tratamento feito com essa cera atua como um tipo de termoterapia, que ajuda a tratar diversos problemas através do aumento do fluxo sanguíneo. Com isso, ele favorece um relaxamento muscular, reduzindo a rigidez nas articulações. Também pode ajudar a minimizar espasmos musculares e inflamação, excelente também no tratamento de entorses.

O banho de cera parafina pode ainda ser altamente eficaz para aqueles que sofrem de artrose e artrite reumatoide. Pode também ajudar a reduzir a retenção de líquidos e toxinas, reduzindo assim os inchaços do corpo.

 

Portanto, o tratamento feito com parafina não somente acalma e hidrata a pele, como também abre poros. Dessa forma, faz uma limpeza das células mortas e promove uma pele rejuvenescida, com aparência muito mais sedosa e suave. Devido ao seu alto poder de hidratação, o banho de cera parafina também e altamente indicado para tratamento da pele seca, principalmente nos casos de calcanhares rachados.

 

Assim sendo, esse poderoso tratamento é amplamente indicado para auxiliar no tratamento de condições como:

  • Artrite
  • Bursite
  • Eczema
  • Espasmos musculares
  • Fibromialgia
  • Fibrose
  • Fraturas
  • Inflamação
  • Músculos Fatigados
  • Problemas nas articulações
  • Psoríase
  • Rigidez articular
  • Tecido cicatricial
  • Tendinite
  • Tratamento dos tendões

 

banho de cera parafina

Como fazer o banho de cera parafina para hidratação

 

Como já vimos, a parafina pode proporcionar diversos benefícios ao nosso corpo e à nossa pele. Ao fazer o seu banho, você poderá escolher a área do corpo que deverá ser tratado. Assim sendo, você pode fazer o seu banho de cera parafina nos pés, nas mãos ou qualquer outra parte do corpo.

 

Para fazer o banho, você deverá mergulhar suas mãos ou pés em um recipiente contendo uma quantidade de parafina derretida em estado líquido. Esta deverá estar em uma temperatura morna, ou seja, aproximadamente 37ºC.

 

Após mergulhar o pé ou mão nessa cera derretida, retire-os e envolva-os em um plástico ou papel filme. Por cima desse plástico, envolva uma toalha, a fim de manter a temperatura.

 

Após um período de 20 minutos (ou até que a parafina esfrie), desenrole a toalha, o plástico e retire lentamente essa máscara de parafina que se formou em sua pele. Feito esse processo, aplique um creme hidratante na região.

 

Dica: Você também pode fazer esse banho de cera parafina no seu rosto. Para isso, passe algumas camadas de parafina derretida em sua pele com o auxílio de um pincel.

 

 

Este artigo sobre o banho de cera parafina foi útil para você? Se gostou, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *