Você sabia que qualquer lugar da sua casa pode ser transformado em uma pequena horta? Aliás, não importa se você more em casa ou apartamento, pois com um toque de criatividade, você pode plantar qualquer tipo de erva ou planta no seu quintal ou varanda. Se você seguir nossas dicas para plantar em casa, poderá ter uma linda horta orgânica para colher quando quiser.
Quer ter uma mini horta em sua casa ou apartamento? Então acompanhe nosso artigo e conheça as melhores dicas para plantar em casa.
Dicas para plantar em casa ou no apartamento
Acompanhe as dicas que vamos dar a seguir e comece a sua horta caseira hoje mesmo! Vamos lá?
A escolha do local
É claro que qualquer lugar de sua casa ou apartamento pode ser usado para começar hoje mesmo a sua mini horta. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, pois as plantinhas necessitam de alguns cuidados no processo de crescimento.
A primeira coisa a fazer, então, é escolher um lugar onde receba luz solar por pelo menos quatro a seis horas diárias. Evite locais que não recebam luz solar em nenhuma hora do dia, mas evite também os locais onde haja excesso de sol.
A presença do sol é imprescindível para que os vegetais produzam seus frutos. Dê preferência para o sol da manhã ou do final da tarde. Dessa forma, escolha um local em seu quintal, na varanda, na janela ou até mesmo em sua área de serviço. Não importa o local, desde que bata sol suficiente. Este será o local onde você irá cultivar sua mini horta.
Escolha o que irá plantar
Este passo é muito importante para que você possa ter uma horta caseira frutífera que não te deixe na mão por não se enquadrar nas condições do local. Em geral, temos visto uma grande variedade de ervas e frutos plantados em pequenos locais. É incrível ver quanta coisa pode ser plantada em casa!
Diante da grande variedade do que se pode plantar, escolha antecipadamente o que irá compor a sua horta e faça a organização do seu espaço de acordo com o que escolher. Veja o tamanho das ervas ou frutos crescidos e veja se eles se encaixam no espaço que você reservou.
Tendo escolhido e planejado o que irá plantar em sua horta caseira, providencie as mudas ou sementes.
Vasos de plantação
Quando você escolhe as ervas que irá plantar, você deve observar que quanto maior for o seu tamanho, maior deverá ser a profundidade do vaso. Isso, porque existem plantas que precisam de uma raiz maior e, quanto maior for a raiz, mais alta ficará a planta. Imagine um pé de cebolinha, por exemplo.
Você pode plantá-la em pequenos vasinhos ou então escolher um vaso que tenha uma profundidade maior. Em ambos os casos você terá deliciosas cebolinhas para colher. No entanto, aquela que foi plantada no vaso mais fundo, crescerá um pouco mais em relação à que foi plantada nos pequenos vasos.
Uma boa opção para quem tem espaços pequenos é usar jardineiras, onde você poderá plantar diferentes mudas. Dependendo do tamanho da jardineira, é possível plantar até três tipos de mudas diferentes. Portanto, use sua criatividade para a escolha dos vasos e planeje bem os seus espaços. Aproveite e leia o nosso artigo com algumas ideias de hortas caseiras muito interessantes.
Como organizar o vaso
Uma das melhores dicas para plantar em casa é a forma como você irá organizar os seus vasos. Primeiramente, pense que as mudas precisam ser regadas e a água não pode ficar parada no fundo. Isso traria risco de apodrecimento da raiz. Portanto, é importante que você providencie vasos que tenham furo no fundo. Se você for usar uma lata, por exemplo, e não tiver nenhum furo, faça-os você mesmo.
Tendo os vasos já furados, coloque pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor no fundo deste vaso. Coloque sobre elas uma manta permeável (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso.
Feito isso, encha o vaso com terra adubada e dê preferência para adubos naturais. O vaso está pronto para receber as sementes ou mudas.
Trabalhando com as mudas
Sabe aquelas ervas deliciosas que você vê na casa de um amigo ou parente e pede uma mudinha para levar para casa? Pois bem, nem sempre essa pequena muda vai crescer se você plantá-las diretamente no vaso. Em alguns casos, é importante deixar criar raízes antes de plantar na terra.
Para fazer isso, não tem segredo. Pegue a muda que você ganhou e coloque-a em um recipiente com água, deixando por alguns dias até começar a criar raiz. Troque semanalmente aquela água, e na troca, observe se já existe a presença de raízes. Quando você perceber que a muda já tem algumas pequenas raízes nascendo, é o momento de plantar no vaso com terra.
Essa dica vale para mudas que são arrancadas sem raiz. Algumas mudas podem ser compradas já plantadas em um pequeno recipiente de terra. Essas mudas não precisam ser colocadas na água, porque geralmente elas já estão enraizadas. Neste caso, basta transplantar a muda diretamente para o vaso.
Irrigação
Você deverá regar a sua horta caseira todos os dias, mas evite fazê-lo em horários de sol. O melhor horário para regar a sua horta é bem cedo, antes da luz do sol, ou ao final da tarde, quando o sol já se pôs.
E, então, essas dicas para plantar em casa foram úteis para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas sobre hortas caseiras e pequenas plantações.
Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!