Como plantar orquídeas

Você sabe como plantar orquídeas? Para os adoradores dessa flor tão bela e exótica, nós preparamos esse artigo ensinando o passo a passo de seu cultivo. Você perceberá que plantar orquídeas é mais simples do que parece, e nós te ensinaremos o passo a passo.

Portanto, fique com a gente até o final e saiba tudo sobre como plantar orquídeas em casa.

 

Escolhendo o vaso

Para plantar orquídeas em casa, você deverá escolher um vaso de barro cozido, preferencialmente furados nas laterais, para garantir boa drenagem e aeração. Há também a opção dos vasos de plástico, que são facilmente encontrados. Além disso, eles podem ser transportados com muito mais facilidade.

 

Como plantar orquídeas

Na verdade, você deverá aprender a fazer o transplante a partir de um orquídea já plantada em um vaso. Esse transplante nada mais é do que a troca de um vaso para outro.

Primeiramente você deve retirar a orquídea do vaso. Se possível, divida-a em partes.


Lave muito bem as raízes, fazendo isso com delicadeza em água corrente. Passe os dedos retirando as raízes que estiverem mortas, mantendo somente as raízes saudáveis.

No fundo do vaso, você deverá colocar uma camada de brita, argila expandida ou mesmo isopor. Em seguida coloque um pouco da terra (substrato).

Coloque a muda da orquídea que você acabou de lavar. Acomode-a delicadamente e, em seguida, complete o vaso com o resta do substrato.

É muito importante que você mantenha a brotação nova voltada ao centro do vaso, para dar espaço ao seu desenvolvimento.

Coloque uma pequena quantidade de adubo orgânico ou mistura na lateral do vaso. O adubo orgânico pode ser adquirido através de compostagem caseira.

 

Em que substrato devo plantar

Para as orquídeas, os substratos para serem usados junto com a terra devem conter boa aeração, boa drenagem, fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentação da planta. Os principais substratos da orquídea são:

  • Fibra de coco
  • Casca de pinus
  • Esfagno
  • Carvão de churrasco
  • Pedra britada ou argila expandida (no fundo do vaso)

 

Você pode fazer a mistura que quiser a partir desses substratos. Uma boa sugestão é fazer uma mistura de casca de pinus com fibra de coco.

É importante que suas tomem banhos de sol em horários em que o sol não esteja muito quente.

É importante saber que as orquídeas florescem em uma ou duas vezes ao ano. Portanto, é interessante que você tenha várias espécies com ciclos de floração diferentes. Isso irá garantir que você tenha vasos floridos sempre.

 

como plantar orquídeas

Como irrigar as orquídeas

Procure deixar o vaso sempre úmido, mas de forma alguma encharcado. A orquídea tem mais facilidade para morrer com excesso da água do que pela falta dela. A dica é não colocar pratinho com água embaixo do vaso, para que as raízes não apodreçam.

É só molhar muito em duas ou três vezes por semana, de forma a deixar a água escorrer totalmente. Depois, nos outros dias, vaporize as folhas da sua plantinha de manhã cedinho ou então no final da tarde, isso quando a planta não estiver sob a luz do sol.

Os vasos de orquídea devem ser colocados em locais irradiados pelo sol em horário matinal, antes das 9 da manhã e final da tarde, depois das 16h. Mas atenção, se a sua planta não receba a luz do sol, ela não vai florescer.

Ela também precisam viver em locais arejados. No entanto, evite uma ventilação muito forte, pois pode derrubar os vasos, danificando a planta.

Você pode usar adubos orgânicos sempre que possível, garantindo melhor qualidade de suas plantas.

E, então, aprendeu como plantar abacaxi em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply