Ter um pé de laranja em casa e, ainda por cima, plantada em um vaso? Sim, isso é possível. E, se você quer saber, esse processo é tão fácil que você pode correr e começar a preparar tudo ainda hoje. Ainda não sabe como plantar laranja em casa? Fique aqui com a gente.
Através do nosso artigo, aprenda a cultivar um pé de laranja na sua casa ou no seu apartamento. Você pode escolher plantar no seu quintal, ou até mesmo em um vaso grande para deixar na varanda no seu apartamento. Ah, e sem contar que sua varanda vai ganhar uma linda decoração, pois o pé de laranja fica lindo no vaso.
Então, quer saber como plantar laranja em casa? Acompanhe o artigo
Conhecendo a laranja
Ela é uma deliciosa fruta cítrica de gosto acentuado. É muito conhecida por causa de sua grande concentração de vitamina C, além de ser rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Ela é também uma fruta riquíssima em fibras, pectina e flavonoides, que aumentam ainda mais o seu valor nutritivo, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Por causa da sua composição cheia de nutrientes, essa deliciosa fruta pode proporcionar vários benefícios à nossa saúde, bem como:
- Controle da pressão sanguínea
- Combate ao colesterol
- Melhora dos problemas digestivos
- Auxílio no trato intestinal por causa das fibras
- Prevenção de gripes e infecções, devido à alta concentração de vitamina C
- Reforço as defesas do organismo
- Correção da acidez do organismo
Como plantar laranja
Cultivar essa fruta maravilhosa em casa é um processo que não exige muitos conhecimentos. Basta seguir o passo a passo e você verá como plantar laranja pode ser mais fácil do que você imaginava.
Preparando as mudas
Para plantar seu pé de laranja, você pode optar entre fazer sua muda em casa ou compra-la pronta em casas especializadas em produtos agrícolas. Portanto, nós vamos ensinar como fazer a muda, mas se preferir ir mais rápido e comprar sua muda já crescida, pule os passos 1, 2 e 3.
Passo 1 – Germinando as sementes
Para germinarmos as sementes, vamos deixá-las em local fechado como se fosse uma pequena estufa. O processo é muito simples, acompanhe.
Retire algumas sementes da laranja e lave-as muito bem. Em seguida, retire toda a casca que fica em volta das sementes. Tendo retirado as cascas, coloque essas sementes de molho dentro de um copo com água durante uma noite inteira. É aconselhável que a água esteja levemente morna.
No dia seguinte, retire as sementes da água e coloque-as em um papel toalha úmido. Dobre esse papel toalha úmido por umas duas vezes, para que as sementes se mantenham totalmente cobertas. Observe que o papel toalha deve estar úmido, porém, não encharcado.
Pegue esse papel toalha e coloque-o dentro de um saco, desses do tipo zip. Com isso você estará criando uma espécie de estufa. Deixe esse saco em um local onde haja calor – como o peitoril de uma janela, por exemplo. É muito importante que essa semente que está lá dentro receba calor. Se preferir, substitua o zip por um copo plástico com tampa.
Porém, você deve observar que o papel toalha que está envolvendo as sementes esteja sempre úmido. Ou seja, se perceber que está secando, umedeça-o novamente. Isso é muito importante, pois, se não houver umidade, as sementes não irão germinar.
Após duas semanas, aproximadamente, as sementes já deverão estar germinadas. Porém, esse tempo pode variar. Você perceberá que as sementes estarão germinadas quando elas estiverem rachadas e abertas, saindo pequenas raízes de dentro.
Passo 2 – Plantando as sementes germinadas
Após ter as suas sementes germinadas, prepare um vaso pequeno com terra fértil e adubada. Pode ser um vaso ou até mesmo uma garrafa pet no sentido vertical. Umedeça a terra. Com o dedo, faça um furo e plante, muito delicadamente, algumas sementes germinadas. Cubra bem essas sementes e mantenha a terra úmida. Após algumas semanas, você já estará vendo a plantinha crescida, já com algumas folhas.
Espere que cresça até um tamanho que você julgue adequado para transplantar para o vaso ou quintal
Passo 3 – Transplantando para o vaso
Quando seu pequeno pé de laranja já estiver em um tamanho apropriado, retire delicadamente do vaso pequeno e transplante-o para o vaso ou solo no quintal.
Fazendo o plantio no vaso
Para você plantar o seu pé de laranja, garanta que tenha um vaso de tamanho grande, com bastante profundidade. Quanto maior for o vaso, melhor.
Após ter escolhido o tipo de vaso, caso ele não tenha furos no fundo, providencie esses furos. Dessa forma, a água não ficará acumulada quando a planta for regada.
Estando com o vaso já furado, coloque no fundo pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor. Em seguida, coloque sobre elas uma manta acrílica (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso.
Acrescente, então, uma porção de terra vermelha, terra preta e areia. As medidas devem ser na mesma proporção de cada um.
Pegue então a sua muda de laranja. Esta muda já deverá estar em um tamanho razoavelmente grande, de forma que, ao ser colocada a raiz no fundo do vaso, o caule e as folhas ultrapassem o tamanho do mesmo. Coloque então esta muda no fundo do vaso e preenchas os espaços vazios com terra adubada. Dê preferência para adubos naturais.
Se você morar em uma casa com quintal, também pode plantar o seu pé de laranja no solo, com terra bem adubada.
Luminosidade
É aconselhável que seu pé de laranja esteja em um local onde receba luz solar direta por pelo menos algumas horas por dia.
Irrigação
O ideal é que você observe todos os dias se a terra está úmida. Estando úmida, não há necessidade de regar. Regue sempre que perceber que a terra está começando a ficar seca.
Como todas as plantas, devemos evitar que o pé fique encharcado. Quando for fazer a irrigação de seu pé de laranja, faça isso bem cedo de manhã ou no final na tarde. Jamais regue seu vaso quando exposto ao sol.
A colheita
Tendo feito todo o processo de plantio, cuide bem do seu pé de laranja. O tempo de colheita irá depender das condições do plantio. Cuide bem do seu pé de laranja e, quando já estiver dando frutos, espere amadurecer para colher.
E, então, aprendeu como plantar laranja em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.