Essa pequena frutinha já é muito conhecida aqui no Brasil por causa de tantos benefícios que ela traz para a nossa saúde. Mas você sabe como plantar goji berry em casa? Será que é possível cultivar essa fruta tão espetacular em casa?
Então, se você é amante dessa frutinha e quer aprender como plantar giji berry em casa, acompanhe nosso artigo e aprenda o passo a passo.
O que é o goji berry
Goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, com origem no deserto do Tibete. É de sua flor de cor arroxeada que surge o seu fruto de cor vermelha, que é rico em betacaroteno e possui muitos outros nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos essenciais.
Além disso, o goji berry também é rico em vitamina C, nutriente que melhora o nosso sistema imunológico, evitando vários tipos de problema. Ele também possui ação antioxidante (combate os radicais livres) e anti-inflamatória, além de equilibrar os níveis do colesterol e proteger nosso coração e também o cérebro.
Outros benefícios encontrados nesse fruto é que ele ajuda a diminuir as celulites, também prevenindo a diabetes e o câncer. Pesquisas já comprovam que goji berry é considerada a fruta da longevidade, devido a todos os benefícios que ela proporciona à nossa saúde.
Dos seus nutrientes, em cada 100 gramas dessa fruta existe 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Por isso o giji berry é excelente para ajudar com a nossa imunidade. E não é só isso, pois ele também acaba contribuindo para um melhora do nosso humor, diminui o estresse, evita o envelhecimento precoce e ainda ajuda a emagrecer. E se você pensa que é só isso, o giji berry também nos ajuda a ter mais resistência nos ossos, ajuda a prevenir e curar gripes e resfriados e ainda contribui para a absorção de ferro no organismo.
Como plantar goji berry
Embora essa fruta seja cheia de benefícios à nossa saúde, seu preço é bem salgado. Por isso uma ótima opção é aprender como plantar goji berry em casa, principalmente porque seu cultivo caseiro é muito fácil, pois ele pode ser plantado em vasos ou no jardim.
Fazendo o plantio
Pode ser plantada em qualquer época do ano, e as mudas devem ser protegidas do excesso de sol e de chuvas.
Para dar início ao plantio, você deverá primeiramente preparar as sementes. Para isso, você deverá retirar as sementes da fruta, deixando-as imersas em água por 24 horas. Depois desse período, elas já podem ser semeadas.
Fazendo as mudas
Antes de colocar o goji berry no local definitivo, é importante que se faça a semeadura para gerar a muda que será transplantada. Para isso, pegue um pequeno vaso com furo no fundo e encha de terra. Pode ser até mesmo um copo descartável, desses de iogurte. Tendo colocado terra nesse vasinho, coloque as sementes que foram hidratadas e espere alguns dias até começar a brotar.
Você deverá manter essa terra sempre úmida, mas não encharcada. Após 1 semana de semeadura o goji berry começará a brotar. Espere até que atinja uma altura de aproximadamente 10 cm e então, faça o transplante para o seu local definitivo. Esse processo todo, desde o plantio das sementes até o transplante, leva um tempo de aproximadamente 4 meses.
Preparando os vasos
Agora você deverá preparar o vaso para receber a muda. Assim sendo, é importante que você tenha um vaso de tamanho grande, com bastante profundidade. Assim sendo, quanto maior for o vaso, melhor.
Depois de escolher o vaso, providencie furos no fundo, caso ele ainda não tenha. Esses furos no fundo do vaso são essenciais para que a água não fique acumulada quando a planta for regada.
Estando com o vaso já furado, coloque no fundo pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor. Em seguida, coloque sobre elas uma manta acrílica (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso.
Feito isso, coloque terra adubada até a metade do vaso e então, coloque a muda. Depois de colocar a muda no vaso, preencha todos os espaços com terra até atingir a borda do vaso.
Irrigação
É importante que você faça a irrigação do seu goji berry tendo o cuidado de manter o solo sempre úmido, porém, nunca enchardado.
O melhor, mais fácil, é você plantar o goji embaixo de árvores que a protejam diluindo esses dois aspectos, sol e chuva.
Luminosidade e temperatura
O goji berry é originalmente cultivado em temperaturas baixas, por isso é bastante resistente às baixas temperaturas. Mesmo sob a neve, essa planta ainda se mantém bem fértil.
Já aqui no Brasil, uma região tropical, é preciso cuidar para que não haja muita exposição do goji berry ao sol. Mas também é preciso evitar que esteja em locais de muita umidade ou com excesso de encharcamento.
Colheita
Em poucos meses você poderá ter a primeira florada de goji berry.
E então, esse artigo sobre como plantar goji berry em casa foi útil para você? Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.