Quer saber como plantar erva doce no quintal de sua casa ou na varanda do seu apartamento? O processo é muito simples e você vai ver que é possível plantar um pé de erva doce no quintal ou até mesmo em um vaso.
Acompanhe o nosso artigo e veja como plantar erva doce pode ser muito mais fácil do que você imaginava.
O que é a erva doce
Também conhecida como funcho, a erva-doce é uma erva muito usada como na culinária, tanto para tempero como para uso medicinal. É uma planta bastante conhecida por causa do seu aroma acentuado, que dá sabor a diversos pratos. Uma curiosidade é que a erva doce é comestível em todas as suas partes: bulbo, folhagem e sementes.
Muitos pratos se utilizam do bulbo para completar molhos ou guisados. Já as sementes podem ser usadas como especiaria e para fazer chás.
Já na indústria cosmética, a erva doce é muito utilizada em diversos produtos, como: sabonetes, shampoos, desodorantes, cremes para mãos, hidratantes para o corpo, etc. Além disso, por causa de suas propriedades medicinais, a erva doce se tornou uma das preferidas para tratamentos estéticos da pele e cabelo.
É uma planta rica em fibras e vitaminas A, C e B6, além de minerais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. É também rico em proteínas e gorduras boas.
Por conta de sua composição cheia de nutrientes, essa deliciosa planta pode proporcionar vários benefícios à nossa saúde, bem como:
- Melhora a saúde dos ossos
- Controla a pressão sanguínea
- Estimula as funções cerebrais
- Auxilia nos cuidados do coração
- Previne o câncer
- Poder anti-inflamtatório
- Ajuda no processo metabólico
- Auxilia na digestão e cuidados no trato intestinal
- Ajuda no controle de peso e promoção de saciedade
- Previne anemia
- Promove a regulação do ciclo reprodutivo e cólicas menstruais
- Melhora o desconforto causado por gazes
- Benefício à pele nos tratamentos estéticos.
- Ação desintoxicante
Como plantar erva doce
Cultivar essa deliciosa planta em casa é um processo que não exige muitos conhecimentos. Basta seguir o passo a passo e você verá como plantar erva doce pode ser mais fácil do que você imaginava.
Preparando o vaso
Antes de começar o processo, precisamos entender que a erva doce é uma planta com sistema radicular que atinge uma grande profundidade. Quanto ao tamanho, suas folhas podem chegar a 40 cm de comprimento. Por conta disso, é muito importante que seu cultivo seja feito em um vaso grande, com uma profundidade de, no mínimo, 30 cm. Quanto maior for o vaso, melhor.
Após ter escolhido o tipo de vaso, caso ele não tenha furos no fundo, providencie esses furos. Dessa forma, a água não ficará acumulada quando a planta for regada.
Estando com o vaso já furado, coloque no fundo pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor. Em seguida, coloque sobre elas uma manta permeável (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso.
Depois isso, encha o vaso com terra adubada. Dê preferência para adubos naturais. O vaso está pronto para receber as sementes ou mudas de erva doce.
Se você morar em uma casa com quintal, também pode plantar a sua erva doce no solo com terra bem adubado.
Fazendo o plantio
Para plantar sua erva doce ou funcho, você pode optar por semear as sementes diretamente no vaso ou então, fazer pequenas mudas para serem transplantadas depois. Porém, é aconselhável que o plantio seja feito com as sementes diretamente no solo, pois a erva doce costuma não se dar muito bem com transplantes.
Você deverá então, fazer um pequeno buraco na terra e colocar algumas sementes de erva doce. Essas sementes podem ser encontradas facilmente em casas de produtos agrícolas.
Tendo colocado as sementes, cubra com uma porção de terra e faça a irrigação em seguida. Tome cuidado para não encharcar a terra.
Clima e luminosidade
O melhor clima para a erva doce é um clima mais ameno, ou moderadamente quente. Ela precisa de bastante luminosidade e deve receber luz solar direta por pelo menos algumas horas por dia.
Irrigação
O ideal é que você observe todos os dias se a terra está úmida. Estando úmida, não há necessidade de regar. Regue sempre que perceber que a terra está começando a ficar seca.
Como todas as plantas, devemos evitar que o pé fique encharcado, embora algumas espécies possam crescer em solos alagados. Quando for fazer a irrigação de seu pé de erva doce, faça isso bem cedo de manhã ou no final na tarde. Jamais regue seu vaso quando exposto ao sol.
A colheita
Para saber qual a melhor época para colheita das folhas erva doce, observe quando a planta estiver bem desenvolvida. Isso pode variar de acordo com as condições de cultivo, bem como o solo, clima, etc.
Mas, atenção! Se você quer tirar as sementes, as folhas não devem ser retiradas antes. Ou seja, deixe para retirar as folhas somente depois de ter colhido as sementes.
Ao cortar a planta, não corte rente ao solo. Deixe ainda um tamanho de aproximadamente 2,5 cm do solo, assim, a planta poderá rebrotar.
E, então, aprendeu como plantar erva doce em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.