Ele é muito conhecido na elaboração de muitos pratos deliciosos e não falta na mesa dos brasileiros. O chuchu é um fruto tão versátil que pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces. Quanto ao seu plantio, suas ramagens podem render muitos frutos, por isso há quem queira se deliciar com uma plantação caseira.
Quer aprender como plantar chuchu em casa? Acompanhe nosso artigo e siga o passo a passo.
O que é o chuchu
O chuchu é um fruto, também é conhecido como machucho, caiota ou pimpinela. Esse fruto apresenta uma variedade de tamanhos, formas e cores, sendo seu formato mais conhecido o semelhante a uma pera.
Trata-se de um fruto considerado “sem gosto”, porém, é muito utilizado em vários pratos de nossa culinária. Isso porque, esse fruto absorve com muita facilidade o gosto de carnes e temperos que são feitos junto com ele. Por isso o chuchu se torna tão saboroso após ser preparado.
Para quem quer emagrecer, esse fruto pode se tornar um perfeito coadjuvante. Além de ter poucas calorias, é rico em água e pobre em gordura saturada. Ele não contém colesterol e é fonte de fibra dietética, que auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue. Por isso também ajuda a manter o coração saudável, diminuindo os níveis de colesterol. Quanto aos seus nutrientes, ele é rico em vitaminas e minerais. É também fonte de Vitamina C, folato, Tiamina, Riboflavina e piridoxina.
Diante de tantos benefícios, vamos então aprender como plantar chuchu e tê-lo no quintal de casa.
Preparando o local do plantio
É aconselhável que o chuchu seja plantado em quintais, diretamente no solo. Muitas pessoas perguntam se é possível plantar o chuchu em um vaso, porém, ele é um fruto que possui muita raiz e precisa de bastante espaço. Por isso, aconselhamos que se faça o plantio do chuchu em quintais, diretamente no solo.
Além disso, a parreira do chuchu não somente cresce como se espalha muito. Portanto, é preciso ter cuidado de plantá-lo próximo a uma parede, ou mesmo alguma estrutura feita com tela de arame. Essa ação é necessária para que a parreira tenha onde as gavinhas do chuchuzeiro possam se prender.
A terra deve ser bem adubada, preferencialmente com adubos naturais.
Como plantar chuchu
Para plantar o chuchu, devemos fazê-lo com o broto do fruto. Para isso, o fruto deve ser inteiro. Basta deixar o chuchu por duas semanas em local escuro. Dessa forma, os brotos começarão a aparecer e então, quando atingir 10 a 15 cm de altura, já pode ser plantado. Aconselha-se que o plantio seja feito com dois chuchus
Depois que tiver os brotos, pegue os chuchus e coloque-os inteiros sobre a terra ou pode enterrá-lo parcialmente. Evite enterrar totalmente o fruto, para não correr o risco do broto apodrecer.
Posso plantar chuchu em apartamento?
Como já vimos, o chuchuzeiro cresce com muitas raízes, impossibilitando de ser feito o trabalho em um vaso. Além disso, devemos considerar que o chuchuzeiro é uma planta trepadeira cujas ramas podem chegar a atingir 15 m de comprimento.
Clima
O chuchuzeiro se dá melhor em clima quente e úmido, não suportando baixas temperaturas. Ele deve ser cultivado em locais ensolarados e com boa luminosidade, mesmo que com sombra parcial (quando jovem).
Irrigação
O principal cuidado que você deve tomar é de não deixar o pé de chuchu encharcado. O ideal é que você observe todos os dias se a terra está úmida. Estando úmida, não há necessidade de regar. Regue sempre que perceber que a terra está começando a ficar seca. Jamais deixe encharcado.
Dependendo do volume de chuvas, a irrigação manual não é tão necessária – desde que a terra esteja sempre úmida.
Outro cuidado é que sempre que for irrigar o seu chuchuzeiro, faça isso bem cedo de manhã ou no final na tarde. Jamais regue seu chuchuzeiro quando exposto ao sol.
Vale lembrar que o chuchuzeiro é muito sensível tanto ao excesso quanto a falta de água.
A colheita
Para se colher o chuchu, sua colheita pode levar um período de 90 a 120 dias depois do plantio. Claro que esse período depende das condições de cultivo, bem como o clima e o solo. Após duas semanas da abertura da sua flor, já pode ser feita a colheita do fruto. Ou então, observe quando os frutos estiverem bem desenvolvidos e ainda tenros.
E, então, aprendeu como plantar chuchu em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.