Não existe dor tão incômoda quanto a dor de estômago. Em muitos casos, a dor e o desconforto são tão intensos que não temos sequer disposição para fazer simples atividades. Mas muitas vezes, uma simples solução caseira pode surtir um grande efeito, e acabar com essa dor tão desgastante. Estamos falando dos chás para dor de estômago, que são feitos a partir de ervas naturais.
Portanto, se você costumeiramente tem apresentado dores de estômago e busca por uma medicação natural, esse artigo é para você. Nós vamos ensinar algumas receitas muito eficazes que podem proporcionar um grande alívio nesse momento.
Por que temos dor de estômago
Essa dor tão desagradável é mais comum do que pensamos. Muitas pessoas sofrem de dores de estômago em algum momento, e as causas são diversas. Essa dor é geralmente provocada por alguma dificuldade digestiva, que pode acontecer por causa de algum micro-organismo ou até mesmo da má alimentação. Essas dores de estômago geralmente vêm acompanhadas dos sintomas da má digestão, como gases ou uma forte acidez.
Em outros casos a dor estômago pode ter uma causa patológica mais séria, como uma inflamação ou até mesmo como consequência de estresse ou ansiedade. Portanto, seja qual for a intensidade da dor, é muito importante que um médico seja consultado, a fim de descobrir a causa do problema através de exames.
Os melhores chás para dor de estômago
A seguir, vamos aprender algumas receitas de chás para dor de estômago muito fáceis de fazer. E o melhor de tudo, é que a maioria dos ingredientes é de fácil acesso, e geralmente temos em casa. Vale lembrar que, embora os chás proporcionem um alívio, muitas vezes imediato, é importante consultar um médico para ver a necessidade – ou não – de fazer algum tipo de tratamento medicamentoso.
Chá de hortelã
A hortelã é uma erva que possui propriedades antissépticas, calmantes e analgésicas. Por conta disso, ela se mostra altamente eficaz no alívio das dores de estômago, além de diminuir outros sintomas de problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e até mesmo a diarreia.
Como fazer o chá de hortelã
- 2 xícaras de água
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas
Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de hortelã, deixando tampado em infusão até que o chá fique mormo. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Se preferir adoçar, dê preferência para o mel, que é natural e não agride o estômago.
Chá de malva
Outro que está na lista dos melhores chás para dor de estômago é a malva. Trata-se de uma erva que ajuda a aliviar a sensação de queimação no estômago, pois possui propriedades calmantes que aliviam a dor.
Como fazer o chá de malva
- 2 xícaras (chá) de água
- 4 colheres (sopa) de folhas de malva picadas
Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de malva, deixando tampado em infusão até que o chá fique mormo. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Se preferir adoçar, dê preferência para o mel, que é natural e não agride o estômago. Tomar 1 xícara após as principais refeições.
Chá de alface
Outro ingrediente poderoso para compor os chás para a dor de estômago é a alface. Isso acontece, porque essa verdura é um poderoso antiácido natural, que alivia os sintomas de queimação.
Como fazer o chá de alface
- 1 litro de água
- 1 xícara de folhas de alface picadas
Coloque a água e a alface em um recipiente e leve ao fogo. Deixe que os ingredientes fervam juntos por aproximadamente 10 minutos. Depois disso, tampe e deixe abafado por mais 20 minutos ou até que amorne. Feito isso, coe o chá e está pronto para ser consumido. Tomar 4 xícaras por dia, principalmente em jejum.
Chá de artemísia
A artemísia é uma excelente erva que ajuda aliviar as dores de estômago. Isso acontece porque ela é rica em propriedades digestivas, calmantes e diuréticas.
Como fazer o chá de artemísia
- 1 xícara (chá) de água fervente.
- 1 punhado de folhas de artemísia picadas
Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de artemísia, deixando tampado em infusão até que o chá fique morno. Feito isso, coe a infusão e está pronto para ser consumido. Se preferir adoçar, dê preferência para o mel, que é natural e não agride o estômago. Tomar 1 xícara após as principais refeições.
Leia também: Chá de boldo: o segredo da boa digestão
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o Chás para dor de Estômago, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Até o próximo post!