Na sociedade moderna, não há como fugir do estresse do dia a dia e da ansiedade provocada pela agitação. No entanto, muitas pessoas evitam fazer uso de tranquilizantes químicos ou remédios farmacológicos, optando por soluções naturais para combater esses sintomas. É o caso dos chás para ansiedade, que são feitos com ervas naturais, proporcionando excelentes resultados. Acompanhe nosso artigo e conheça esses chás.
Quais são os melhores chás para ansiedade
Hoje em dia muitas pessoas estão optando pela fitoterapia, um meio natural e muito eficaz para combater diversos males à saúde. Os chás para ansiedade são um composto de ervas com propriedades que ajudam a acalmar os nervos e combater um dos principais efeitos do estresse.
A seguir, vamos falar sobre as melhores ervas de efeito relaxante, ensinando como preparar os seus chás. Tome nota.
Chá de Passiflora
Você já deve ter visto muitos calmantes naturais feitos à base de passiflora, não é mesmo? Pois bem, a passiflora nada mais é do que a flor do maracujá, que é rico em propriedades calmantes naturais. Assim, a passiflora possui ação direta no sistema nervoso central, que ajuda a acalmar e relaxar.
Como fazer o chá de passiflora
Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente algumas folhas secas de passiflora, ou folhas de maracujá – você pode encontrá-las em casas de produtos naturais. Depois de acrescentar as folhas à água fervente, tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.
Chá de Ginseng
De acordo com a medicina tradicional chinesa, o ginseng serve para equilibrar o nosso yin e yang. Ou seja, é perfeito naqueles momentos em que estamos precisando de equilíbrio, diante do excesso de tensão. Além disso, o chá de ginseng também possui um leve efeito sedativo, principalmente nos momentos de maior ansiedade.
Como fazer o chá de Ginseng
Coloque 1 litro de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 3 colheres (sopa) de raiz ou pó de ginseng. Feito isso, tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.
Chá de Erva de São João
A erva de São João, também conhecida como Hipérico, é uma erva que possui a hipericina em sua composição. Essa substância é uma das responsáveis por seu efeito tranquilizante. Essa erva é bastante utilizada para o tratamento de depressão clínica leve a moderada. É excelente para tratar a ansiedade, os nervos e a depressão.
Como fazer o chá de erva de São João
Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 1 colher (chá) de folhas de erva de São João. Feito isso, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.
Chá de melissa
Com a melissa nós podemos fazer um dos melhores chás calmantes para combater momentos de estresse e insônia. O poder de relaxamento da melissa acontece porque a erva promove um abrandamento dos sintomas da ansiedade, que geralmente resultam em insônia ou elevados níveis de estresse. Assim sendo, tomando uma xícara de chá de melissa é possível se beneficiar de seu poder calmante e relaxante.
Como fazer o chá de melissa
Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 8 a 10 folhas de melissa. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois disso coe e, se quiser, adoce com mel.
Chá de valeriana
O chá de valeriana possui excelentes resultados no combate aos quadros de insônia. Isso acontece porque ele ajuda a relaxar e ter uma noite de sono tranquila. Ela é conhecida como uma espécie de Valium natural, no entanto, por se tratar de uma erva, ela não tem os efeitos fortes de uma medicação química.
Como fazer o chá de valeriana
Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver juntamente com 1 colher (chá) da raiz de valeriana. Deixe fervendo por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso tampe e deixe descansar por alguns minutos. Coe e, se quiser, adoce com mel.
E então, gostou de conhecer os chás para ansiedade? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!