O chá de dulcamara é feito a partir de uma planta da família Solanáceas, que é muito utilizada na medicina natural popular. Seu efeito medicinal é tido por conta de suas propriedades analgésicas, sedativas, diuréticas, laxativas, antioxidantes e antimicrobianas.
Quer saber mais sobre essa poderosa bebida? Acompanhe nosso artigo e conheça todos os benefícios do chá de dulcamara.
O que é a Dulcamara
Seu nome científico é Solanum Dulcamara. Originária da Europa e encontrada em várias partes do mundo, a Dulcamara pode chegar a 3 metros de altura. Suas folhas verdes possuem o formato ovalado com flores na coloração violeta e azul, com pequenos frutos avermelhados.
Trata-se de uma planta com propriedades narcóticas, rica também em propriedades terapêuticas, por isso, muito usada para fins medicinais. A dulcamara é consumida em forma de chá, cuja bebida pode ser feita através de suas folhas secas ou com as cascas de ramos jovens.
Benefícios do chá de Dulcamara
Existem diversas utilidades terapêuticas para o consumo do chá de dulcamara.
A bebida pode ser consumida ou ainda ser aplicada sobre a pele. Dentre suas funções, o chá possui efeito diurético, desintoxicante, purificador e estimulante do intestino.
Suas aplicações medicinais são altamente funcionais, devido às suas propriedades terapêuticas, bem como: anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antirreumáticas, diuréticas, laxativas, expectorantes, febrífugas e sedativas.
Assim sendo, o chá de dulcamara é indicado para diversos tratamentos:
- bronquite crônica
- colite ulcerativa
- congestão dos brônquios
- doenças de pele
- eczemas e erupções cutâneas
- doenças venéreas
- febre
- icterícia
- pneumonia
- reumatismo
O chá de dulcamara pode ser usado de duas formas: ingerido, para uso interno, ou uso tópico, para tratamento da pele.
Uso interno
A bebida pode ser ingerida para tratamentos internos de diversas enfermidades. São elas: colite ulcerativa, reumatismo, icterícia, congestão pulmonar, bronquite crônica, doenças venéreas etc.
Uso tópico
Para uso tópico, o chá pode ser aplicado sobre a pele para tratar problemas como: ulceração de pele, eczemas, urticária, psoríase, abscessos etc.
Além de todos esses benefícios do chá de dulcamara, muitas pessoas fazem uso da bebida para auxiliar no emagrecimento. Mas, como ela pode ajudar a emagrecer? Justamente por conta de suas propriedades diuréticas, desintoxicantes e purificantes. Por isso, acaba ajudando a combater a retenção de líquidos, além de estimular o funcionamento do intestino.
Como fazer o chá de dulcamara
Para obter os benefícios do chá de dulcamara, é importante que você use o procedimento correto para fazer a bebida. Além disso, é importante que o seu consumo seja moderado, a fim de evitar possíveis reações adversas que podem ser prejudiciais.
Para fazer o seu chá de dulcamara, ferva 1 litro de água e, quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente 1 punhado de dulcamara (cerca de 30gr). Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois de morno, coe e está pronto para consumo. Beba 1 xícara 3 vezes ao dia.
Para o uso tópico do chá, faça o mesmo procedimento, usando a medida de 1 xícara de dulcamara para 1 litro de água. Depois de morno, aplique sobre a pele com o auxílio de uma toalha ou gaze.
Contraindicações e advertências
O chá de Dulcamara é contraindicado para crianças, idosos, grávidas e lactantes. Também é contraindicado às pessoas com problemas com pressão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes e problemas renais.
É importante salientar que a Dulcamara possui propriedades narcóticas em sua composição. Por isso, ao consumi-la em excesso, pode provocar intoxicações, vermelhidão e até quentura na pele.
Seu consumo excessivo pode ainda provocar alucinações, vômitos, dores abdominais, convulsões, alteração nos batimentos cardíacos, ansiedade, vertigem, câimbras musculares, paralisia do sistema nervoso e distúrbios respiratórios.
Portanto, embora os benefícios do chá de dulcamara sejam muitos, é importante que a bebida seja consumida sempre com moderação.
E então, agora você já conhece todos os benefícios do chá de dulcamara? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post!