O alecrim já é popularmente conhecido por seu uso em banhos energéticos e pelo uso popular medicinal e religioso, que vem desde a Idade Média, quando, desde aquela época, já era usado como defumador em rituais para a cura de doenças e para espantar os maus espíritos. Mas, e quanto ao chá de alecrim, você sabe para que serve?
Acompanhe nosso artigo e saiba quais as principais funções do chá dessa erva tão poderosa e benéfica em todas as áreas de nossa saúde.
O que é o alecrim
Eu nome científico é Rosmarinus Officinalis, e se trata de uma ervas originária do Mediterrâneo, composta com uma grande variedade de nutrientes. Na culinária, é bastante usado para temperar pratos diversos, indo muito bem em todos os tipos de carne. Mas, além da culinária, o alecrim também é muito conhecido em rituais de limpeza espiritual, como forma de banho ou incenso. É também na aromaterapia que o alecrim é usado como óleo essencial, estimulando a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar.
Mas seus benefícios vão além disso, pois o alecrim também é muito efetivo na medicina natural, por conta dos diversos benefícios que ele pode proporcionar à nossa saúde. Por conta disso, o chá de alecrim é muito utilizado desde os tempos mais antigos.
Os benefícios do chá de alecrim
Existem diversos benefícios que o chá de alecrim proporciona à nossa saúde. O principal, e mais conhecido, é ajudar no processo de digestão, aliviar as dores de cabeça e o combater o cansaço. No entanto, seus benefícios podem ir além. Veja, na sequência, tudo o que esse poderoso chá pode fazer em favor de sua saúde:
Auxilia no processo digestivo
Excelente para combater azia e o excesso de gases, combatendo o inchaço e o estufamento do estômago. Por isso, é ótimo para ser consumido após uma refeição muito pesada.
Antibiótico natural
O alecrim é rico em propriedades antibióticas, principalmente para auxiliar no tratamento das infecções urinárias, vômitos e diarreias.
Ação diurética
Conhecido como um poderoso diurético natural, o chá de alecrim trabalha eliminando o excesso de líquidos acumulado no corpo, que provocam o inchaço. Com isso, ele aumenta a produção de urina, estimulando, assim, a eliminação de toxinas do organismo.
Amigo do cérebro
O chá de alecrim também é indicado para ajudar a combater sintomas do estresse e ansiedade. Por isso é ótimo para quem precisa de um melhor funcionamento da mente, principalmente em períodos de alta pressão e nervosismo.
Ajuda a purificar o fígado
O alecrim é uma erva muito usada para melhorar o funcionamento do fígado. Por isso, também é indicado para combater os sintomas que surgem após exageros alimentares e alcoólicos, como a dor de cabeça, por exemplo.
Combate a inflamação
Um excelente anti-inflamatório natural, o alecrim ajuda a combater inflamações promovendo alívio de dores e desconfortos.
Melhora a circulação
O alecrim também é excelente para ajudar a melhorar problemas circulatórios, pois melhora a circulação sanguínea, evitando a formação de trombos.
Como fazer o chá de alecrim
Para preparar o seu chá, você irá precisar de:
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de alecrim
Leve a água ao fogo e, quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o alecrim. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos ou até que amorne. Depois disso, coe e está pronto para consumo.
Outros chás que você pode se interessar: Chá para emagrecer
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Alecrim, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigada por estar conosco! Até o próximo post!