Quem não gosta de um delicioso chazinho de melissa para acalmar e relaxar antes de dormir? Mas o banho de melissa, com certeza é um dos banhos que você não pode deixar de fazer.
Acompanhe nosso artigo e conheça todos os benefícios do banho de melissa. Saiba como prepará-lo e quando podemos tomar.
Conhecendo a melissa
A Melissa, que também é conhecida como erva cidreira, é uma planta perene que cresce com muitos ramos, e tem um sabor suave e adocicado.
Nutricionalmente, a Melissa é uma boa fonte de vitaminas A e C, folato, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês . Ele também possui minúsculos vestígios de vitaminas B.
Além de seus usos culinários, as folhas da melissa são úteis como forma de remédios alternativos ou complementares para uma ampla diversidade de doenças. Assim sendo, essa erva também possui muitas propriedades medicinais benéficas, incluindo suas propriedades:
- Analgésicas
- Anti-inflamatórias
- Antidepressivas
- Antipiréticas
- anti-sépticas
- antibacterianas
- antifúngicas
- adstringentes
- carminativas
- diuréticas
- febrífugas
- sedativas
Como utilizar a melissa
Podemos nos beneficiar das propriedades curativas da melissa de algumas formas popularmente conhecidas:
Chá de melissa – feito em infusão de suas folhas
Banho de melissa – banho feito a partir das suas folhas ou mesmo com o óleo essencial.
Aromaterapia – tratamento aromático feito com óleos essenciais de melissa ou velas aromáticas com o seu perfume.
As propriedades terapêuticas da melissa
Como vimos, uma das formas de utilização da melissa é para fazer banhos, e isso pode ser feito através do seu óleo essencial. Surpreendentemente, o óleo essencial de melissa é usado como aromaterapia para aliviar a dor musculares e promover relaxamento.
Além disso, o óleo essencial de melissa é rico em propriedades antidepressivas, capazes de melhorar significantemente o nosso humor. Além disso, ele também ajuda a combater a tristeza e o desânimo, promovendo um estado de calmaria e esperança.
Uma curiosidade é que o óleo essencial da melissa é conhecido popularmente como “elixir da vida”. E é esse óleo que utilizamos para fazer o nosso poderoso banho de melissa.
O banho de melissa
Esse maravilhoso banho é indicado para fins de relaxamento e calmaria. Por causa disso, é recomendado que ele seja feito sempre antes de dormir, o que irá garantir um sono tranquilo. É indicado para acalmar a pessoa em casos de estresse ou nervosismo.
Além disso, o banho de melissa também ajuda a melhorar o clima tenso e agressivo dentro de casa.
Como preparar o banho de melissa
O seu banho de melissa pode ser preparado com o seu óleo essencial. Na ausência do óleo, o banho pode ser feito com as folhas em infusão, como um chá forte.
É recomendado que seja feito um banho em banheira, mas se não tiver, pode ser feito em uma bacia, em forma de escalda pés depois do banho comum.
Ingredientes
- Água quente (na banheira)
- 10 gotas de óleo essencial de melissa
- Folhas de melissa
Prepare a água do seu banho deixando em uma temperatura quente, mas agradável à sua pele. Acrescente as gotas do óleo essencial de melissa a essa água e também as folhas.
Entre na banheira e permaneça por um período de 20 a 30 minutos. Você pode potencializar os efeitos do seu banho de melissa colocando velas aromáticas (aroma de melissa) no ambiente, além de deixar uma música relaxante tocando bem baixinho. Se preferir, deixe o ambiente em meia luz.
Caso você não encontre o óleo essencial de melissa, você pode fazer um chá forte de melissa e acrescentar à sua água do banho.
Se não tiver uma banheira em casa, você pode tomar o seu banho normalmente e em seguida, fazer um escalda pés com melissa e sal grosso. Para isso, misture em uma bacia:
- 3 litros de água bem quente
- 1 xícara de chá (forte) de melissa
- 3 colheres (sopa) sal grosso
Gostou do nosso artigo sobre o Banho de Melissa? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.