Os benefícios do chá e do óleo de arruda geralmente são associados a diversos benefícios. Em especial, é comum que ela seja considerada um eficiente antídoto contra venenos diversos, além de suas propriedades sedativas, digestivas, calmantes e antissépticas.
O óleo essencial da arruda, amplamente utilizado, é extraído com destilação a vapor das folhas frescas. O chá, por óbvio, é feito com infusão simples. As duas formas de uso apresentam efeitos semelhantes, embora ofereçam diferentes intensidades.
A arruda é, também, amplamente conhecida por seu potencial homeopático. Em extratos muito concentrados, a arruda pode ser tóxica. Já em suas formas diluídas ela funciona, ironicamente, como um antídoto ou cura para diversas circunstâncias.
Entenda os benefícios da arruda para o corpo, assim como os cuidados necessários ao se lidar com a planta:
Benefícios e usos da arruda para a saúde
Entre os principais usos feitos com a planta, destacam-se:
Propriedades antifúngicas
A própria natureza tóxica da arruda é o que explica suas propriedades antifúngicas. Ela pode acabar com o crescimento dos fungos de forma eficiente, seja dentro ou fora do corpo. Isso garante uma boa prevenção em relação a doenças causadas por fungos, como dermatite ou pé de atleta.
Antídoto para intoxicações
Como o óleo essencial da erva é tóxico, sua administração correta consegue oferecer uma solução de antídito para uma série de substâncias tóxicas. Suas substâncias são eficazes contra neurotoxinas – aquelas que atacam o sistema nervoso. Em caso de substâncias tóxicas ingeridas, a arruda é capaz de induzir ao vômito, expulsando a veneno do corpo.
Antibactericida
Assim como faz com fungos, seus elementos são capazes de matar bactérias e prevenir infecções. Nestes casos, seu melhor funcionamento ocorre com ingestão oral do óleo ou do chá. Deve-se, no entanto, consumir quantidades muito moderadas e diluídas dos componentes ativos da arruda. Bactérias como a salmonela, ou aquelas que atacam os intestinos e o trato urinário são as melhor combatidas pela planta.
Insecticida
Mais uma das vantagens da toxicidade da arruda é a capacidade de matar insetos ou afastá-los. Sua melhor utilização é através de vaporizadores, fumigadores e, até mesmo, incensos com o óleo essencial da planta.
Redução dos sintomas da artrite e do reumatismo
A arruda é eficiente contra as dores causadas nas juntas pela artrite e pelo reumatismo. Ela possui um efeito amortecedor, que diminui a sensibilidade em seu local de aplicação. Funciona de forma semelhante a um anestésico local.
Sedativo do sistema nervoso
Sua capacidade neurotóxica é capaz de agir diretamente sobre os nervos, o que acalma o sistema nervoso e sua reação a estímulos externos. Isso diminui os riscos, por exemplos, de convulsões, tremores e reações involuntárias a gatilhos externos.
Cuidados necessários
A arruda sempre deve ser lidada com cuidado. O contato com a pele pode irritar, e o contato com mucosas pode causar diversos tipos de reações indesejadas. Tome especial cuidado ao ter contato com os olhos e a mucosa nasal.
Mulheres grávidas devem evitar o contato com a planta e seus extratos ativos. A planta possui uma conhecida ação abortiva, capaz de gerar acidentes que interrompam a gravidez.
Veja também: