Banho de fricção, seus benefícios para o corpo

Um dos melhores hábitos que deveríamos cultivar, com certeza, é o uso de fricção da pele durante o banho. E não é apenas pela higiene, mas o banho de fricção também pode fazer muito pela nossa saúde, agindo como um processo terapêutico em nosso corpo.

O banho de fricção consiste em fazer vários movimentos de fricção durante o banho, com o auxílio de uma toalha ou esponja. Esses movimentos porém, são diferentes de uma simples fricção para limpeza.

Esse é um banho muito utilizado em países como o Japão. Haja vista que o esse tipo de banho simboliza um ritual social entre amigos e familiares. Mesmo as crianças desde cedo aprendem a esfregar as costas dos pais, aprendendo a conhecer o quanto ele pode ser um elemento essencial e prazeroso da rotina diária.

 

O que pode ser utilizado para fazer a fricção

Ao fazer o seu banho, existem várias possibilidades de material que pode ser utilizado para os movimentos em sua pele:

 

  • escovas de sisal
  • bucha vegetal inteira ou cortada
  • sal marinho como esfoliante
  • toalha

 


Para que serve o banho de fricção

 

Com esse banho, podemos alcançar diversos benefícios para o corpo. Acompanhe cada um deles a seguir.

 

Proporciona a elasticidade e maciez da pele

 

Para quem não quer se descuidar da pele nem por um segundo e ainda quer proporcionar mutos benefícios a ela, nada melhor do que o banho de fricção. Com esse tipo de banho, os resultados são de uma pele perolada, lisa, macia e translúcida, tal qual a pele de um bebê. Ele também proporciona grande melhora  nas celulites.

 

Ajuda na circulação

 

Outro efeito esperado do banho de fricção é o aumento da resistência a infecções e resfriados. Também auxilia na circulação sanguínea, combatendo diversas doenças vasculares.

 

 

Como o banho de fricção age no corpo

 

Os movimentos de fricção sobre a pele irão promover uma dissolução e expulsão de substâncias impuras que se encontram nas células. Por causa dos movimentos de vai e vem, o sangue é impulsionado em direção ao coração, volta com mais força a todos os vasos sanguíneos até aos lugares mais afastados do corpo.

 

banho de fricção

Como fazer o banho de fricção

 

Existem algumas maneiras diferentes de fazer o banho de fricção. Vamos ensinar você a fazer o banho com toalha, ao lado da cama.

 

Com o auxílio de uma toalha de banho molhada com água fria. Essa toalha deve ser dobrada algumas vezes e deve ser retirado o excesso de água.

 

Feito isso, começando pelos pés, comece a fazer vários movimentos de vai e vem com a toalha, friccionando bem a pele. Depois, vire a toalha e faça no outro pé. Em seguida, vire novamente a toalha e faça os mesmo movimentos nas pernas. Não tenha pressa.

 

Você deve fazer esse procedimento até chegar nos membros superiores na rente, nas costas e pescoço. Não esqueça de sempre virar a toalha cada vez que for para outra parte do corpo. Terminado esse procedimento, deite-se na cama ainda sem roupa e cubra-se com cobertores, até  sentir que o corpo esquentou. Por esse motivo, esse banho deve ser feito ao lado da cama.

 

Observe que algumas partes do corpo como os seios, as partes internas das coxas e dos braços exigem um toque mais delicado. Já para áreas como os pés, joelhos e cotovelos, pode-se fazer uso de fricções mais intensas, até mesmo substituindo a toalha por uma pedra-pomes ou uma escova de cerdas duras. Para a região do rosto e pescoço os movimentos devem ser muito delicados, de preferência com uma esponja facial macia.

 


Banho de fricção contra a febre

 

Para que está doente ou em estado febril, aconselha-se que esse banho seja feito na própria cama, com a água fria. Esse banho é feito a fim de normalizar a temperatura do corpo e impedir que a mesma chegue a um limite perigoso. Pode ser feito várias vezes ao dia.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply