O óleo de semente de uva, como o nome mesmo diz, é extraído das sementes de uvas próprias para vinhos. Uma vez que suas sementes são geralmente descartadas como parte do processo de produção de vinho, a extração e venda de óleo dessa semente passou a ser considerada como uma opção de uso desse subproduto, que tem apresentado muitos benefícios.
Foi no século XX que óleo de semente de uva começou a ser processado, e teve um grande volume de vendas na Europa e Estados Unidos. No entanto, até hoje encontramos esse óleo, que está cada vez mais popular entre os consumidores.
Como cada semente produz uma pequena quantidade de óleo, sua extração é feita quimicamente. Embora a extração química tenha um impacto sobre o seu sabor, esse processo torna o óleo mais acessível para as pessoas. De cor e sabor leves, o óleo de semente de uva é um óleo poli-insaturado, e contém compostos extremamente benéficos como o ácido linoleico.
Os principais usos do óleo de semente de uva
Existem dois usos principais para o óleo de semente de uva: uso cosmético e uso culinário. No entanto, é preciso estar atento na hora de comprar, devido às duas diferenças de processamento. O óleo para uso cosmético é estabilizado com produtos químicos, por isso não devem ser consumidos para uso culinário. Assim como outros óleos, ele deve ser armazenado em um local fresco e escuro.
O óleo de semente de uva na culinária tem inúmeras possibilidades de usos. Pode ser usado para enriquecer molhos e saladas, por exemplo. Seu sabor também é bem discreto, não sobressaindo ao gosto principal do prato. Outra opção culinária é aromatizá-lo com ervas ou especiarias.
Já no uso cosmético, sua utilização está cada vez maior. Por causa de suas propriedades hidratantes, o óleo de rosa mosqueta é combinado com outros óleos para a produção de óleos de massagem, que podem ser facilmente manipulados sobre a pele. Além disso, é um ótimo coadjuvante nos cuidados com a pele, pois tem propriedades suavemente adstringentes e antissépticas. Algumas empresas usam óleo de semente de uva como conservante natural de curto prazo em produtos para o corpo, enquanto outros a integram em cremes hidratantes, protetor solar e uma variedade de outros produtos.
Óleo de semente de uva e seus benefícios
São inúmeros os benefícios do óleo de semente de uva para a saúde, pois é fonte de ácidos graxos essenciais e vitamina E. Além disso, os polifenóis e flavonoides encontrados neste óleo contêm compostos de ação antioxidante. Portanto, a maioria dos benefícios desse poderoso óleo pode ser atribuída à presença destes nutrientes. Veja a seguir todos os benefícios que óleo e semente de uva pode fazer por você:
- O flavonoide oligomeric procyanidina, encontrado no óleo de semente de uva, é um antioxidante incrivelmente forte, cerca de 50 vezes mais forte do que antioxidantes com a vitamina C e E. Portanto, este composto pode fornecer proteção contra danos celulares e tecidos causados por radicais livres.
- Óleo de semente de uva contém ácido linoleico, que é um ácido graxo poli-insaturado que pode ser benéfico para pessoas com diabetes.
- Ele pode aumentar a saúde do coração e do sistema cardiovascular, reduzindo o nível de colesterol LDL ruim. Por aumentar o nível de colesterol HDL bom, pode reduzir o risco de doenças coronárias, deixando as artérias desobstruídas. Além disso, dois estudos mostraram que tomar extrato de uva e cromo, ajudou a diminuir os níveis de colesterol ruim.
- Ajudar a fortalecer os vasos sanguíneos, melhorando a circulação. É também benéfico para tratamento de varizes e hemorroidas.
- Óleo de semente de uva contém altos níveis de vitamina E, que é um antioxidante solúvel em gordura. Ele ajuda na prevenção de quaisquer lesões relacionadas à membrana celular.
- Possui propriedades anti-inflamatórias, portanto, pode oferecer alívio contra as dores e inchaços causados pela artrite.
- Pode ser benéfico para tratamento da asma, alergias, acne e dermatite.
- Pesquisas já apontam que os antioxidantes encontrados no extrato da semente de uva ajudam na prevenção de cânceres de cólon, próstata, estômago, mama e pulmão.
- Pode ser usado nos cuidados para o cabelo, promovendo o seu crescimento e proporcionando suavidade e maciez.
- Rica fonte de ácidos graxos ômega-3, ômega-6 e ômega-9, poderosos na prevenção de doenças cardíacas e estimulando as propriedades biológicas em nosso corpo.
- Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de aumentar a circulação sanguínea.
- Após qualquer cirurgia ou lesão, o óleo de semente de uva reduz o inchaço mais rapidamente do que qualquer outro medicamento.
- Ótimo adstringente, auxilia na tonificação e limpeza da pele.
- Contém proantocianidinas, potentes antioxidantes que ajudam a diminuir os efeitos prejudiciais do sol e diminuir os danos dos radicais livres.
- Útil para curar feridas por conta dos altos níveis de ácido linoleico, ácido graxo essencial importante para a pele e membranas celulares.
- Possui propriedades hidratantes. É rico em vitaminas, minerais e não provoca irritação da pele.
Óleo de semente de uva para cuidados com a pele
Muitas pessoas usam óleo de semente de uva para a pele, basicamente por suas propriedades emolientes. Por esse benefício, está presente em larga escala na composição de cosméticos como: cremes, hidratantes, bloqueadores solares e loções. Até mesmo produtos para o cuidado do cabelo contêm este óleo. Devido às suas propriedades antioxidantes, o óleo de semente de uva pode atrasar o envelhecimento da pele, minimizando os danos causados pelos radicais livres.
Esse poderoso óleo também pode fornecer proteção contra danos causados pelo sol e possui propriedades adstringentes para a pele. O ácido linoleico encontrado no óleo de semente de uva pode ser muito benéfico em condições de pele como acne, dermatite e eczema. O ácido linoleico pode também aliviar e nutrir a pele. Já a vitamina E mantém a pele firme e suave. Óleo de semente de uva é facilmente absorvido pelo corpo, e pode ser usado para reduzir manchas de idade, queimadura de sol, rugas e até mesmo estrias.
E então, gostou dos benefícios desse óleo maravilhoso? Que tal começar a usar agora mesmo esse óleo milagroso?