Você conhece o chá de angélica? Nesse artigo nós vamos falar sobre todos os benefícios desse poderoso chá para a nossa saúde. Acompanhe até o final e saiba por que você deve incorporá-lo à sua dieta alimentar.
Um pouco sobre a angélica
Seu nome científico é Angelica officinalis, mas é popularmente conhecida como angélica. Essa planta ainda recebe outros nomes populares, dependendo de sua região, que podem ser: aipo selvagem, angélica de jardim, erva de espírito santo, arcangélica e jacinto da índia. Trata-se de uma planta integrante da família Apiaceae.
Essa planta também pode ser conhecida como arcanjo. Acredita-se que seu nome popular tenha surgido por conta de sua alta proteção contra várias doenças, pragas ou envenenamento. Outra curiosidade é que a angélica tem o seu florescimento em meados do dia 8 de maio, dia do grande banquete de São Miguel Arcanjo. No entanto, são apenas curiosas especulações.
Seus efeitos medicinais podem ser muito bem aproveitados através de seu caule, raízes, folhas e sementes. Todos eles podem ser utilizados para fazer o chá de angélica.
Benefícios do chá de angélica
Dentre os muitos efeitos benéficos contidos na angélica podemos conferir as ações:
- antiácida
- antifúngica
- anti-inflamatória
- antisséptica
- antitóxica
- aromática
- carminativa
- depurativa do sangue
- digestiva
- estimulante
- sudorífera
- tônica
Dentre todos os seus benefícios à saúde, o cuidado na digestão e nos problemas estomacais ganha destaque. Acredita-se que pequenas quantidades da bebida auxiliam no estímulo às secreções digestivas. Além disso, é possível que o chá de angélica ajude a diminuir a vontade de consumir bebidas alcoólicas. Sua raiz seca, quando mastigada, também fornece propriedades antibacterianas e antivirais.
No entanto, essa erva também pode ser altamente benéfica para diversas outras condições, como:
- Dores de cabeça
- Dores nas costas
- Cólicas
- Asma
- Convulsões
- Ansiedade
- Anorexia
- Gases
- Hipertensão
Para algumas pessoas, a planta serve para combater problemas circulatórios periféricos, hipertensão e estabilizar vasos sanguíneos. Atribui-se ainda à angélica o poder de favorecer a coagulação do sangue e relaxar a traqueia, indicando possível ação positiva como tratamento em casos como asma, bronquite, gripes e resfriados.
Contraindicações e cuidados adicionais
Como todos os remédios naturais, o bom senso deve prevalecer. Isso significa que o uso excessivo deve ser evitado. Isso porque, diante do consumo exagerado, podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis.
Doses elevadas do chá de angélica tendem a alterar pressão sanguínea, respiração e até o sistema nervoso. Um dos efeitos adversos do chá é a dermatite de contato, que ocorre quando a pessoa manipula a planta sem usar luvas. Ao fazer isso, é importante ainda evitar exposição ao sol em seguida.
O chá de angélica também é contraindicado para gestantes e mulheres no período menstrual. Diabéticos também não devem ingerir a planta, uma vez que ela possui grandes concentrações de açúcar.
É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.
Como fazer chá de angélica?
Fazer chá de angélica em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (chá) de folhas de angélica picadas
Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a angélica. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.
Onde encontrar a angélica
Se você tiver dificuldades de encontrar a angélica in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
Leia também: Chá de tília
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá angélica, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!