Você já ouviu falar no chá de mirra? Nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.
Um pouco sobre a mirra
Talvez você já deva ter ouvido falar no incenso feito de mirra, não é mesmo? Pois bem, essa é uma planta que é comumente usada não somente para incenso como também para fins medicinais.
Existem alguns relatos na história acerca do uso da mirra. Conta-se um dos presentes dos três Reis Magos a Jesus foi a mirra, juntamente como ouro e incenso. Além disso, essa erva também era utilizada em processos de mumificação no Antigo Egito.
Seu nome oficial é Commiphora Myrrha, mas é popularmente conhecida como mirra. Dependendo da região, também pode ser reconhecida como mirra-arábica, mirra verdadeira ou até mesmo incenso. Trata-se de uma planta com origem na África e Arábia.
A mirra é uma planta que cresce como um arbusto espinhoso da família Chenopodiaceae. Ela pode ser facilmente encontrada no nordeste africano e no interior da Arábia. O arbusto pode chegar até 3 metros de altura.
Suas folhas possuem um gosto amargo, mas seu aroma encanta a qualquer um que sinta o frescor de seu cheiro. Seu poder medicinal pode promover grandes benefícios à saúde.
Benefícios do chá de mirra
Uma das plantas medicinais mais antigas que existe é a mirra. Isso porque os povos da antiguidades já a utilizam para curar e prevenir vários tipos de doenças. Isso era possível graças às suas propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, anti-fúngicas, adstringentes, analgésticas, aromáticas, cicatrizantes, rejuvenescedoras, estimulantes, aromáticas, desinfetantes e descongestionantes no organismo. Pois é, parece que os efeitos terapêuticos da mirra podem realmente surpreender, não é mesmo?
Todas essas propriedades fazem da mirra um excelente remédio natural para tratar diversas condições, como:
- contusões
- dores musculares
- alergias da pele
- feridas
- acne
- pele envelhecida
- inflamações da boca
- gengivite
- faringite
- amigdalite etc
Assim sendo, para nos beneficiar de todos esses efeitos terapêuticos dessa milagrosa planta, podemos usar as suas folhas em forma de chá.
Cuidado e atenção quanto ao uso da mirra
Uma observação muito importante é que o chá de mirra não deve ser ingerido. Ele deve ser usado apenas para inalações, bochechos, ou aplicações tópicas como compressas. Portanto, não faça o chá de mirra para beber.
Como fazer chá de mirra?
Fazer chá de mirra em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (chá) de folhas de mirra
Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente mirra. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e use para os fins terapêuticos necessários, como: compressas, bochechos, inalações ou até mesmo como um repelente natural. Jamais beba o chá de mirra.
Contraindicações e cuidados adicionais
É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.
O chá de mirra é contraindicado para ser ingerido. Sua aplicação deve ser apenas tópica (sobre a pele) em forma de compressas, bochechos ou para fins inalatórios.
Onde encontrar a mirra
Se você tiver dificuldades de encontrar a mirra in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
Leia também: Mirra: conheça a planta medicinal ancestral que faz bem à saúde
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de mirra, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!