Você já ouviu falar no chá de cana de macaco? Nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.
Um pouco sobre o mamão
Também conhecida como canarana, cana roxa ou cana do brejo, a cana de macaco é uma planta que possui um forte efeito medicinal. Seu nome cientifico, no entanto, é Costus spicatus. Trata-se de uma planta de coloração verde clara, cujas folhas têm um formato em espiral com bainhas largas fixadas no caule. A planta produz flores de coloração variadas.
A cana de macaco é originária da América do Sul e Caribe, e pode ser encontrada em regiões brejeiras e florestas costeiras úmidas. É possível encontrarmos uma vasta plantação de cana de macaco na região amazônica e zonas de mata atlântica.
Para se obter os benefícios terapêuticos da cana de macaco, costuma-se fazer o chá de suas folhas. No entanto, todas as partes da planta podem ser utilizadas para fins medicinais, como as folhas, cascas e hastes.
Benefícios do chá de cana de macaco
Existem muitos benefícios encontrados no chá de cana de macaco. Alguns deles contribuem para tratar diversas condições de saúde, bem como:
- arteriosclerose
- cálculos renais
- câncer
- catarro da cistite
- contração
- dificuldade com a menstruação
- dificuldades para urinar
- distúrbios menstruais
- doenças venéreas
- dor nas costas
- dor reumática
- gonorreia
- hérnia
- hidropisia leucorreia
- inchaços
- infecções urinárias
- inflamações na uretra
- mucosidade da bexiga
- tornozelo inchado
- úlceras
Tantos benefícios só são possíveis por causa das propriedades terapêuticas encontradas na planta. Assim a cana de macaco possui ação adstringente, antimicrobiana, anti-inflamatória, depurativa, diurética, emoliente, sudorífera e tônica. É a presença de flavonoides glicosados na composição da cana de a macaco que confere a ela sua capacidade anti-inflamatória.
Essas propriedades terapêuticas são o resultado das substâncias contidas na planta, como: ácido oxálico, pectina, ácidos orgânicos, magnésio, matérias aromáticas, mucilagens, resinas, óleo essencial, taninos, albuminoides, sapogeninas, saponinas e sisterol.
Há quem diga que o chá de cana de macaco também pode ser benéfico no processo de emagrecimento. No entanto, isso ainda não foi comprovado cientificamente.
Contraindicações
O chá da cana de macaco é contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Assim como todos os chás naturais, este deve ser consumido com cautela, pois o uso prolongado do chá de cana de macaco pode provocar o surgimento de urólitos. Deve-se evitar fazer o chá muito concentrado.
Como fazer chá de cana de macaco?
Fazer chá de cana de macaco em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de folhas de mamão bem picadas
Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as folhas de mamão. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir. Tome 1 xícara do chá até três vezes por dia.
Onde encontrar as folhas de mamão
Se você tiver dificuldades de encontrar as folhas de mamão direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
Leia também: Chá de marapuama
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de cana de macaco, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!