O chá de passiflora é um suave sedativo e tranquilizante natural. O mais interessante é que relaxa as contrações e tensão musculares sem afetar a taxa respiratória ou a função psicológica da maneira que muitos sedativos farmacêuticos fazem. Quer saber mais sobre esse poderoso chá? Acompanhe nosso artigo.
O que é a passiflora?
Para quem não sabe, a passiflora é a flor do maracujá, que é riquíssima em propriedades calmantes naturais. Assim, a passiflora possui ação direta no sistema nervoso central, que ajuda a promover estado de calma e relaxamento.
Esta belíssima flor é nativa das Américas, onde tem sido usada durante séculos para curar contusões e cortes. Os médicos naturalistas recomendam-no como um poderoso tônico para tratar o estresse, a ansiedade e ajudar a mente a se preparar para uma noite de sono tranquila. O uso medicinal dessa flor, no entanto, só começou a partir do século XIX nos Estados Unidos, quando a passiflora foi usada para tratar a inquietação nervosa e os espasmos gastrintestinais.
A passiflora também tem sido usado tradicionalmente para proporcionar alívio às mulheres que estão passando por sintomas da menopausa, como ondas de calor, e é especialmente hábil em lidar com a insônia relacionada a essa mudança na vida de uma mulher.
Os benefícios do chá de passiflora
A seguir, confira os principais benefícios do chá de passiflora.
Combate à ansiedade e depressão
O chá de passiflora pode ser muito eficaz no combate à ansiedade e depressão, bem como seus sintomas. Isso porque as substâncias contidas em sua composição ajudam a aumentar o GABA (ácido gama-amino-butírico) no cérebro. O GABA é um dos neurotransmissores inibitórios usados pelo cérebro para evitar o excesso de excitação, alcançando o equilíbrio. Também ajuda a diminuir a atividade da depressão, induzindo as células cerebrais.
Insônia
A passiflora é uma suave erva que combate a ansiedade, com ação levemente sedativa. Por isso o seu chá é capaz de induzir uma boa noite de sono tanto para adulto como em crianças. O aumento de GABA no cérebro que a passiflora pode induzir também reduz a ansiedade tão frequentemente associada à insônia. Além disso, a passiflora é conhecida por ser um relaxante muscular, aliviando a tensão que pode tornar mais difícil a tentativa de dormir.
Antioxidante e anti-inflamatório
A passiflora possui um poderoso efeito antioxidante devido à presença dos compostos antioxidantes: vitexina, isovitexina, kaempferol, quercetina, rutina, apigenina e luteolin glicosídeos. Além disso, também contém também alcalóides indólicos, ácidos graxos, goma, maltol, fitoesteróis, açúcares e vestígios de óleos voláteis.
Um de seus compostos – a quercetina – tem sido extensivamente estudado e verificou-se ser excepcionalmente eficaz em livrar o corpo de moléculas de radicais livres prejudiciais, inibindo várias enzimas que causam inflamação. Esses compostos também relaxam o sistema nervoso, ajudando a aliviar a dor relacionada ao nervo, como a dor nas costas.
Reduz a pressão arterial
Estudos mostram que o consumo do chá de passiflora pode ajudar a reduzir a pressão alta (hipertensão). Verificou-se que uma xícara desse chá diariamente pode ajudar a regular os níveis de pressão arterial em pessoas com hipertensão leve.
Contraindicações
O chá de passiflora é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes. Também deve ser evitado por pessoas com doença no fígado. A passiflora pode interferir no afinamento do sangue e na ação dos medicamentos para a pressão arterial. Se você estiver tomando algum medicamento, consulte seu médico.
Por conta de seus efeitos sedativos, dirigir ou operar máquinas é contraindicado para quem consumiu o chá de passiflora, por conta de seu efeito sedativo.
Como fazer o chá de passiflora
Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente algumas folhas secas de passiflora, ou folhas de maracujá – você pode encontrá-las em casas de produtos naturais. Depois de acrescentar as folhas à água fervente, tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir e, se preferir, adoce com mel.
Leia também: Chá de maracujá: conheça os seus benefícios
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de passiflora, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!