A maca peruana é uma raiz de origem óbvia, mais comumente conhecida, no Brasil, na sua forma em pó. Nativas das montanhas peruanas, a imprensa internacional costuma chamar a erva de “ginseng peruano” em função de seus benefícios. Ela é aproveitada deste os tempos incas, e pesquisas recentes comprovando sua qualidade popularizaram o ingrediente.
Entenda quais são os possíveis benefícios desta planta que já é considerada um grande ganho para a medicina:
Alta riqueza nutricional
Um dos benefícios da maca peruana é sua enorme quantidade de nutrientes. Vitaminas, como as do grupo B, C e E encontram-se em altas concentrações. Além disso, cálcio, zinco, ferro, magnésico e fósforo complementam os componentes da maca.
Desempenho sexual
Como é típico em uma enormidade de ervas tradicionais, os nativos andinos atribuem um componente afrodisíaco à maca peruana. Acredita-se que ela aumente a libido de homens e mulheres, além de melhorar a performance sexual. Além disso, os incas acreditavam que a planta aumentava a fertilidade.
Saúde feminina
A maca peruana era utilizada para circunstâncias exclusivamente femininas desde a infância até a menopausa. Ela alivia as dores de cólicas, dores corporais, ansiedades, calores súbitos e variações de humor com causa hormonal. Em função desta atuação sobre os hormônios, recomenda-se evitar a planta em caso de gravidez.
Energia
Plantas que geravam maior disposição e energia eram muito populares entre os incas. Sua rotina difícil comumente exigia algum tipo de auxílio físico para a performance das obrigações diárias. Atualmente, a planta ainda é utilizada para otimizar o metabolismo e garantir boa performance física, aumentando a resistência do corpo.
Uma xícara de chá diária deve ser suficiente para resultados perceptíveis. Muitas pessoas indicam, ainda, que o consumo da maca peruana aumenta o estado de alerta e atividade cerebral. Ainda não há estudos que comprovem este efeito, embora nada indique que não haja a possibilidade.
Fortalecimento do sistema imunológico
A maca peruana pode auxilia o sistema imunológico de diversas maneiras. O suprimento de ferro auxilia na produção de células vermelhas, oxigenando órgãos e evitando a anemia. Seus outros nutrientes auxiliam na saúde dos ossos e dentes, além de capacidade de cicatrização. A soma destas atuações fortalece as defesas do corpo de forma geral.
Ela também atua no sentido de manter a saúde hormonal em dia. Neste aspecto, é importante compreender que seu efeito deve ser preventivo. Se você já sofre de algum problema de saúde ligado aos hormônios, recomenda-se falar com um médico antes de optar pela ingestão.
Saúde da pele
Muitas pessoas pensam na saúde da pele assim que ouvem o nome “maca peruana”. Este pensamento é bastante justo: ela auxilia pessoas a livrarem-se de acne e espinhas de forma prática. Além disso, sabe-se que ela auxilia a reduzir a sensibilidade na pele – o que é bastante útil para quem precisa enfrentar ambientes muito quentes ou frios.
Cuidados e possíveis efeitos colaterais
Emboras não haja efeitos colaterais perigosos, é importante dar atenção à utilização da maca peruana, em alguns casos. Pessoas que já possuam problemas hormonais, ou mulheres grávidas e lactantes devem evitar seu consumo sem o acompanhamento médico.
Para quem utiliza suplementação em pó da planta, recomenda-se iniciar com uma pequena quantidade. Se os efeitos forem positivos, pode-se aumentar um pouco ao consumo. É importante nunca consumir doses muito altas, considerando que seus efeitos são bastante concentrados.
Veja também: