Você é amante dos cogumelos? Já imaginou tê-los plantados e colhidos fresquinhos em sua própria casa ou mesmo no apartamento? Pois bem, nesse artigo nós vamos te ensinar como plantar shimeji e você poderá fazer isso hoje mesmo!
Se você seguir o nosso passo a passo, descobrirá que o cultivo caseiro desse delicioso cogumelo é mais fácil do que imagina. Fique conosco então e aprenda como plantar shimeji em casa.
É difícil cultivar cogumelos em casa?
Na verdade, existem muitos procedimento diferentes para o plantio de cogumelos. O que acontece é que o shimeji é a espécie mais fácil de cultivar, por isso, quem ainda não teve essa experiência, acaba começando por ele. Além disso, o cogumelo em geral cresce muito mais rápido se compararmos à maioria das frutas e legumes.
E o melhor de tudo é que você não vai precisar de um espaço muito grande. Por isso o shimeji posso ser facilmente cultivado tanto em seu quintal ou até mesmo na varanda do seu apartamento. Então, mãos à obra!
Como plantar shimeji em casa
Para fazer o cultivo do shimeji você poderá fazê-lo em pequenos recipientes. Seu cultivo é tão fácil que pode ser feito até mesmo em caixas de papelão. Você pode escolher cultivar qualquer variedade de shimeji, porém, o azul e o cor-de-rosa são os mais fáceis e rápidos. Veja como proceder.
Comprando as sementes
Primeiramente você deverá comprar sementes de shimeji. A compra pode ser feita facilmente pela internet e você deverá comprá-las na forma de semente-inóculo, esporos ou micélios. Estes devem estar armazenados na serragem, grãos ou ágar. Se você quiser, existem kits que também podem ser facilmente adquiridos.
Prepare o substrato
O substrato é tudo aquilo que utilizamos para substituir a terra. Tratam-se de materiais porosos que não retêm umidade. Se você comprar o kit, alguns deles já vêm com uma quantidade grande de palha, que já serve como substrato pronto para ser utilizado. Agora, se você comprou apenas as sementes e tiver apenas o micélio do cogumelo, você precisará prazer seu próprio substrato.
Para fazer o substrato, procure uma quantidade adequada de palha de cereal (trigo ou centeio). Corte essa palha em pedaços de 8 a 10 cm e coloque-a dentro de uma fronha ou em um saco de nylon. Em seguida, mergulhe essa fronha com palha dentro de uma panela com água e leve para ferver. Deixe fervendo por cerca de 1 hora. Depois desse período, escorra bem e deixe a palha esfriar.
Colocando o micélio no substrato.
Agora vamos fazer o processo que chamamos de inoculação. Limpe uma mesa com álcool e distribua a palha. Em seguida, quebre o micélio em cima dessa palha, misturando-os muito bem. Não há uma quantidade exata, mas quanto mais micélio houver, será melhor. Depois é só transferir essa palha com micélio para um saco plástico próprio para alimentos. Coloque até encher, mas evite comprimir muito.
Furando o saco
Depois que você colocou a palha com micélio no saco, feche-o e faça buracos nas laterais a cada 8 cm, além de alguns furos adicionais no fundo para que a água drene.
Escolhendo o local
O micélio precisa de ventilação para crescer rápido e bem. Portanto, escolha um local com temperatura estável para colocar a sua pequena plantação de shimeji. Este local pode até ter certa luminosidade (embora seja bom evitar), porém, não pode ter luz solar direta.
Acompanhando o crescimento
Nas semanas seguintes você deverá sempre observar o nível de umidade. Se o substrato parecer seco, borrife um pouco de água pelos furos do saco. Agora, se perceber que existe água parada dentro do saco, faça mais furos na parte de baixo para a água possa ser melhor drenada.
Transportando o recipiente
Depois de algum tempo, quando o micélio tiver formado uma espécie de tapete grosso dentro do saco, ele já está pronto para produzir os cogumelos. Neste momento, então, leve-o para outro local. Este local onde haja ar fresco e luminosidade. Nesta fase ele irá necessitar de luz solar indireta, ou até mesmo uma lâmpada de luz branca e fria. Abra o saco e deixe ventilar o local.
Regando os cogumelos.
Você deve evitar o ressecamento dos cogumelos, mas também deve evitar ensopá-los. Portanto, procure regar as paredes do saco com um borrifador em spray, duas vezes ao dia. Você observará o crescimento dos cogumelos.
Colhendo os cogumelos.
Ao atingirem o tamanho máximo, você já poderá colher os seus cogumelos.. Primeiramente eles surgirão no substrato como pequenos brotos e depois irão crescer mais rapidamente nos próximos dias. Para saber qual o momento certo para colher os seus cogumelos, observe-os e quando as bordas do primeiro cogumelo ficarem onduladas. Nesse momento você poderá colher os outros cogumelos antes que eles atinjam o tamanho deste primeiro.
Continue sua colheita
Se quiser, você poderá dar continuidade à colheita a partir do mesmo micélio. Isso, porque a maioria deles dura cerca de duas frutificações – ou até mais. Para isso, procure sempre manter o seu substrato um pouco úmido e continue colhendo seus até que eles parem de nascer.
E então, esse artigo sobre como plantar shimeji em casa foi útil para você? Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.