Menta: usos e benefícios para a saúde

Muito além de dar sabor a doces e chás, a menta possui uma série de finalidades terapêuticas. Suas folhas e seu óleo essencial são conhecidos desde os tempos mais antigos, e seu aroma é símbolo de hospitalidade em diversas culturas.

As folhas secas da menta eram encontradas até mesmo nas pirâmides egípcias. A datação de carbono do período indica que as mais antigas remetem a mais de um milênio antes da era comum.

Atualmente, as pesquisas modernas continuam a demonstrar o que estas antigas culturas já sabiam: a menta é uma das ervas mais valiosas da natureza, no que diz respeito aos seus recursos.

A menta e seus usos

As folhas da planta, que também é chamada popularmente de hortelã, fazem parte de uma família de mais de 25 espécies diferentes. Na Grécia antiga, as folhas da hortelã eram esfregadas nas mesas para dar boas vindas aos convidados. Seu chá, no Oriente Médio, ainda é entendido como um sinal de respeito e cordialidade.

Seu chá é utilizado para diversos fins terapêuticos. Suas folhas, por sua vez, podem ter utilização tópica. Geralmente, utiliza-se as folhas para tratar dores locais ou cuidar dos dentes. As folhas devem ser utilizadas tão frescas quanto possíveis, para maior obtenção do aroma.

Benefícios da menta para a saúde

cha_de_menta

Entre os principais benefícios atribuídos para a planta, destacam-se os seguintes:

Tratamento de irritações no trato digestivo

Embora não trate as irritações propriamente ditas, a menta alivia os sintomas – mais precisamente, as dores e desconfortos. Alguns estudos já demonstraram que pacientes podem sentir até 50% menos dor com a utilização de menta.

Gases e cólicas

O óleo da planta funciona como uma ótima alternativa a remédios industrializados contra este tipo de sintoma. Ele relaxa os músculos do intestino, e permite que os gases passem a aliviem as dores. Os efeitos também são perceptíveis através do consumo de chá.

Além disso, o chá e o óleo são especialmente recomendados para o tratamento de cólica infantil. Em função da menor quantidade de efeitos colaterais, sua utilização é altamente recomendada como alternativa a remédios farmacêuticos.

Tuberculose

A inalação do óleo essencial da menta demonstrou ser capaz de acelerar a regressão da tuberculose. Segundo a pesquisa realizada, o óleo atua diretamente sobre a inflamação, facilitando o combate à doença.

Rinite alérgica

O extrato da planta também demonstra potencial de inibir as reações alérgicas típicas da rinite. Desta forma, o corpo torna-se mais tolerante a influências externas.

Problemas de memória

A inalação do simples aroma de hortelã demonstrou ativar mais a atividade cerebral e o estado de alerta. Isso melhora a ativação da memória no corpo.

Prevenção de náuseas em função da quimioterapia

Não bastassem as dores físicas do câncer, o tratamento com quimioterapia gera um conhecido efeito colateral de náusea. O óleo de menta é capaz de reduzir efetivamente este sintoma a um custo extremamente baixo, em comparação a remédios convencionais.

Prevenção do câncer de próstata

O mentol contido na planta contém uma grande quantidade de antioxidantes. Isso significa maior combate aos radicais livre, diminuindo chances de câncer. Mais especificamente, foi possível estabelecer relação benéfica nos casos de câncer de próstata.

Mau hálito e cáries

O extrato da menta é um conhecido aliado no combate às cáries e ao mau hálito. Alguns estudos demonstram, inclusive, ação superior a antissépticos bucais comuns. Em diversas culturas, as folhas e o pó da planta eram utilizados para refrescar o hálito e clarear os dentes.

Benefícios no trato respiratório

O óleo da planta age como um poderoso expectorante e descongestionante. Não à toa, a menta é altamente utilizada em pastilhas e xaropes com estas finalidades. Ele auxilia a limpar o trato respiratório e dilatar as vias. Além disso, o óleo da planta é uma das melhores soluções para nebulização.

Dores musculares

Você sabe por que as pomadas para dores musculares sempre possuem cheiro mentolado? Obviamente, é porque o óleo da planta é um de seus principais ingredientes. Sua composição auxilia a reduzir espasmos, inchaços e dores.

Veja também:

Leave a Reply