Chá de trombeta: conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar no chá de trombeta? Trata-se de uma bebida feita com as folhas de trombeta, que pode ser usada com forte ação medicinal para tratamento de diversas áreas da saúde. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse chá.

 

Um pouco sobre a trombeta

Seu nome popular é trombeta, mas o nome científico é Brugmansia suaveolens. Além de ser conhecida como trombeta, também existem outros nomes populares como: zabumba, canudo, trombeteira e saia branca. Esta planta é semelhante ao lírio branco e leva o nome de trombeta justamente porque tem o mesmo formato do instrumento musical. O chá de trombeta pode ser consumido em forma de chá ou usado de maneira tópica para curar machucados.

Trata-se de uma planta que é regularmente utilizada em ornamentações por causa de suas belas flores, No entanto, é desde a antiguidade que ela é consumida, principalmente em forma de chá. Tanto ela era conhecida nos tempos antigos que Homero já a citou em sua obra “A Odisséia”.

Para entender melhor, essa obra de Homero diz que Ulisses vai até a ilha onde morava (Ninfa Circe). Naquele lugar a tripulação recebe uma porção para que esqueça sua terra de origem. Essa porção tinha como base a erva daminana.

Mas, afinal, quais são os efeitos da trombeta? Trata-se de uma erva alucinógena, de forte ação anticolinérgica. Isso significa que ela inibe a ação da acetilcolina, um neurotransmissor importante no sistema nervoso central.

A trombeta é uma das ervas que se encontram na lista do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O consumo da trombeta no Brasil é controlada pelo Ministério da Saúde, seguindo orientações de portaria da Anvisa, devido ao seu poder de causar perda de consciência e uso como droga.

 

Os benefícios do chá de trombeta

Como vimos, a trombeta exerce uma forte ação alucinógena, mas também é fortemente indicada para tratamentos diversos como: cólicas, asma, Mal de Parkinson, infecção urinária, problemas cardíacos etc.

Ele também contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue corra melhor e com mais oxigenação. Dessa forma, acaba inimizando os ricos de pressão alta e infartos.

Para as mulheres, o chá de trombeta é um excelente remédio natural para acabar com as dores das cólicas. Isso porque ele promove um relaxamento dos músculos. Por isso, esse curioso chá pode ser um ótimo auxiliar nos períodos de tensão pré menstrual.

Quando falamos em sua ação narcótica, significa que ela também é utilizada para tratar problemas relacionados ao sistema nervoso. Dentre eles, ajudar a  controlar nevralgias e convulsões. Também ajuda a aliviar espasmos musculares e bronco dilatação.

Além disso, ela também ajuda a combater reumatismo. Também ajuda a dilatar as pupilas em consultórios de oftalmologia.

Seu chá é feito a partir de suas flores. No entanto, se consumidos em maiores quantidades, eles produzem alterações mentais. Ou seja, ela acaba promovendo um estado de transe. Significa que as consequências do chá de trombeta podem ser delírios e alucinações. Essa ação faz com que a pessoa acabe fazendo um falso juízo de uma realidade momentâneo.

Povos antigos utilizavam as propriedades alucinógenas da daminana (e outros alucinógenos) tanto com finalidade medicinal quanto religiosa. As visões e sensações provocadas pelo chá de trombeta eram consideradas formas de comunicação com os deuses.

Os índios já usavam esse chá em seus rituais. Por conta de sua propriedade alucinante, acreditava-se que ele teria a capacidade de conectar as pessoas com seus deuses. Na mitologia também era utilizado para tratar enfermidades.

 

Cuidados especiais

O chá de trombeta é um alucinógeno e deve ser encarado como uma droga, seu uso em excesso poderá provocar dependência.

Se consumido em doses muito altas, a intoxicação por anticolinérgicos pode ficar perigosa. Isso acontece porque a temperatura corporal sobe demais e a pressão cai muito. Dessa forma, a pessoa tem o risco de entrar em coma e até mesmo morrer.

O chá de trombeta pode mexer com diversas funções cerebrais, por isso deve ser evitado por pessoas que já tenham histórico de depressão, ansiedade ou qualquer outra doença de ordem psicológica. Deve ser evitado por gestantes, lactantes, idosos e crianças.

 

Como fazer o chá de trombeta

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de água fervente
  • 1 colher (chá) de flores de trombeta

Coloque a água no fogo até ferver. Tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de trombeta. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.

 

Leia também: Chá de damiana

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de trombeta, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply