Chá de tamarindo: conheça seus usos e benefícios

Você já conhece o chá de tamarindo? Sabe para que serve? Se ainda não conhece, você não pode deixar de ler esse artigo. Nós vamos falar sobre os benefícios desse fruto exótico, mas cheio de nutrientes para o organismo.

 

Um pouco sobre o tamarindo

Tamarindus Indica é o nome científico do tamarindo, um fruto tropical nativo da África do Sul. No entanto, ele também é cultivado em várias outras regiões de clima tropical, inclusive na América do Sul. Embora pertença à família das leguminosas, ele é considerado uma fruta, cujo formato assemelha-se a uma vagem.

Os frutos nascem em uma árvore (tamarindeiro) de porte grande, que pode alcançar a altura de 30 metros. Seu sabor é azedo e levemente picante, podendo ser consumido in natura ou usado na culinária para preparo de fazer doces, sucos, molhos, bolos, sorvetes, xarope, temperos, licores e bebidas.

Além de sua função na culinária, por ser uma fruta de riquíssimos nutrientes. Por isso, também podemos nos beneficiar do chá de tamarindo na medicina natural.

 

Os benefícios do chá de tamarindo.

O tamarindo é rico em vitaminas do completo B, C e E, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras. Suas sementes são envoltas por uma polpa rica em açúcares, ácido tartárico, ácido acético, ácido cítrico. Mas não fica por aí. O tamarindo também possui compostos orgânicos que lhe atribuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiácidas.

Portanto, podemos conferir os diversos benefícios do chá de tamarindo para as seguintes finalidades:

 

Sistema digestivo

Rico em fibras e por conta de com propriedade antiácida, ele não somente ajuda a melhorar o intestino, como também estimula o suco gástrico, auxiliando na digestão. Também pode ser tratado para problemas de constipação de adultos e crianças.

 

Pedra nos rins

O chá de tamarindo tem provado grandes benefícios para a eliminação de pedras nos rins.

 

Radicais livres

O ácido tartárico presente em sua composição, confere ao tamarindo sua ação antioxidante, que elimina os radicais livres. Dessa forma, é possível evitar e tratar doenças autoimunes e o envelhecimento precoce.

 

Colesterol

Outro benefício do chá de tamarindo é que ele ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue. Portanto, auxilia na prevenção de doenças relacionadas com o coração.

 

Rins

O potássio contido na composição do tamarindo contribui para a eliminação de substâncias tóxicas dos rins.

 

Circulação sanguínea

Por ser rico em ferro, o consumo do chá de tamarindo contribui para o aumento dos glóbulos vermelhos. Dessa forma, ocorre uma melhora na circulação sanguínea.

 

Estados inflamatórios

A ação anti-inflamatória do chá de tamarindo ajuda a combater diversas inflamações, como: gota, artrite e condições reumáticas.

 

Diabetes

Em sua composição, podemos encontrar enzimas que são responsáveis por absorver carboidratos que se convertem em açúcar no sangue. Com isso, podemos conferir uma ótima melhora no controle dos níveis de glicose no sangue.

 

chá de tamarindo

 

Como fazer o chá de tamarindo

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • Folhas de tamarindo (secas ou in natura)

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do tamarindo. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma de 2 a 3 vezes ao dia.

 

Leia também: Chá de sucupira

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de tamarindo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply