Chá de morango: a delícia da fruta carregada de saúde

O morango é uma das frutas que são bastante consumidas em todo o mundo. E não é para menos, afinal, sua suculência é capaz de atrair os melhores paladares, além de proporcionar receitas incríveis. Mas é claro que os benefícios do morango vão além do paladar. Essa deliciosa fruta também pode ser muito benéfica para a nossa saúde e, para isso, o chá de morango é a medida perfeita!

Acompanhe nosso artigo e saiba por que você deve incluir o chá de morango em sua dieta alimentar diária. Você se impressionará com tantos benefícios!

 

Os benefícios do chá de morango

 

Os morangos não são apenas saborosos, mas também são altamente nutritivos. Eles contêm quantidades elevadas de vitamina C, juntamente com quantidades significativas de antioxidantes e fitonutrientes. Morangos também são ricos em vitamina K, vitamina B5, vitamina B6, ácido fólico, manganês, magnésio, potássio, ácidos graxos ômega-3, cobre e riboflavina.

Agora podemos entender por que tantos nutricionistas aconselham as pessoas a consumirem essa fruta regularmente. Ao consumirmos o chá de morango, podemos ter certeza de que estamos recebendo uma boa dose de saúde, além de prazer de seu sabor. Por isso, vale usar e abusar dessa delícia de chá, seja quente ou gelado.

Em geral, os benefícios que o chá de morango oferece para a nossa saúde incluem a melhora da função cerebral, diminuição da pressão arterial, melhora da artrite, gota e várias doenças cardiovasculares. O conteúdo polifenólico e antioxidante dos morangos também faz de seu chá um excelente coadjuvante para melhorar o sistema imunológico, prevenindo diversos tipos de câncer e reduzindo os sinais de envelhecimento precoce. Seus demais benefícios incluem:

 

Melhora na saúde óssea

Por ser rico em manganês, vitaminas C e K e potássio, os morangos ajudam a melhorar a saúde óssea. Isso, porque a vitamina K e o potássio auxiliam na maior densidade óssea, retendo o cálcio no corpo.

 

Redução nos riscos de doenças cardiovasculares

Os morangos contêm altos níveis de antioxidantes como o ácido elágico, e flavonóides como antocianina, catequina, quercetina e kaempferol. Esses compostos fenólicos ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, além de inibir a formação do colesterol ruim.

 

Prevenção de certos tipos de câncer

O chá de morango é rico em propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e envelhecimento celular, fortalecendo o sistema imunológico. Dessa forma, é possível combater diversos tipos de cânceres, além de doenças autoimunes.

 

Cuidados com a pele

Os morangos contêm ácido salicílico, ácido alfa-hidroxi (AHA) e ácido elágico, que reduzem a hiperpigmentação, previnem a acne e removem as células mortas da pele. Você pode utilizar o chá de morango para aplicar diretamente sobre o rosto, com o auxílio de uma toalha.

 

Antienvelhecimento

A vitamina C nos morangos aumenta a produção de colágeno, tonifica a pele e possui efeito antienvelhecimento. Além disso, estudos comprovam que as antocianinas, presentes na composição da fruta, ajudam a proteger a pele contra a radiação ultravioleta.

 

Cuidados com os olhos

O chá de morangos pode prevenir doenças oculares como olhos secos, degeneração dos nervos óticos, degeneração macular, defeitos de visão e aumento da suscetibilidade a infecções. Isso porque os antioxidantes presentes na fruta (flavonóides, fitoquímicos fenólicos e ácido elágico) podem ajudar a evitar quase todos os problemas oculares, devido à eliminação de radicais livres.

 

Reduz a pressão arterial

Morangos são ricos em potássio e magnésio, e pobres em sódio. O potássio e o magnésio atuam como vasodilatadores, o que significa que ajudam a reduzir a hipertensão e a rigidez das artérias e vasos sanguíneos. Isso facilita o fluxo de sangue para várias partes do corpo, e os mantém funcionando em todo o seu potencial.

 

Aumenta a imunidade

A vitamina C presente no morango estimula o sistema imunológico e ajuda a curar tosse e resfriado comuns.

 

Tratamento de gota e artrite

O morango é rico em antioxidantes e desintoxicantes, por isso o seu chá ajuda a reduzir as dores da artrite e gota. O chá também auxilia na prevenção de sintomas artríticos, como degeneração de músculos e tecidos, secura dos líquidos lubrificantes nas articulações e acúmulo de substâncias tóxicas e ácidos (como o ácido úrico) no corpo.

 

Melhora a função cerebral

Morangos são ricos em iodo, vitamina C e fitoquímicos que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema nervoso. O potássio, também presente em sua composição, facilita a melhora das funções cognitivas, promovidas pelo fluxo sanguíneo para o cérebro.

 

Perda de peso

Os morangos aumentam a produção de adiponectina e leptina, ambos hormônios de queima de gordura. Eles também ajudam a reduzir o apetite, diminuem a glicose e reduzem o peso corporal. Por isso, para quem quer emagrecer, acrescentar o chá de morango na dieta alimentar diária pode ser uma ótima ideia.

 

chá de morango

chá de morango gelado

 

Como preparar o chá de morango

 

Para fazer o chá, podemos usar tanto o fruto quanto suas folhas, que também são ricas em nutrientes. Veja como fazer.

  • ½ litro de água
  • 2 punhados de folhas de morango
  • 4 ou 5 morangos picados ou esmagados

Coloque a água para ferver junto com os morangos e, quando levantar fervura, espere 3 minutos e, então, apague o fogo e acrescente as folhas. Tampe e deixe em infusão por mais 10 minutos. Depois disso, coe e sirva a seguir. Você pode acrescentar algumas rodelas de morango para decorar. Sirva quente ou gelado.

 

Leia também: Chá de maçã

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de morango, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco e até o próximo post!

Leave a Reply