Chá de chambá: conheça os seus benefícios

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no chá de chambá, mas trata-se de um chá de ervas com alto poder terapêutico. Acompanhe nosso artigo e conheça os benefícios desse curioso chá.

 

Um pouco sobre o chambá

O chambá é uma erva da família trevo-cumaru. Originária das ilhas do Caribe, tem seu nome científico é Justicia pectoralis, e possui excelentes propriedades medicinais, sobretudo para o tratamento de inflamações e problemas respiratórios. É uma erva que produz lindas flores brancas com aproximadamente 50 cm de altura. Embora tenha o nome estranho, ela compõe vários remédios que são elaborados pela indústria farmacêutica. Mas é na medicina natural que o chambá ganha bastante espaço.

Uma das características principais do chambá é a presença de cumarina em suas folhas e caule. Essa substância possui uma ação anticoagulante alucinógena. O chá de chambá é bastante utilizada no preparo de medicamentos para diversos tratamentos, bem como: transtornos pulmonares, bronquite, tosse, gripe, náuseas, febre etc.

Assim sendo, uma das formas de uso do chambá é através do seu chá, que é capaz de extrair todas as suas propriedades terapêuticas que trazem benefícios à nossa saúde.

 

Benefícios do chá de chambá

Quando se fala em chá de chambá, esse nome logo nos remete ao tratamento caseiro contra gripes e resfriados. Isso mesmo, os mais antigos costumavam usar essa infusão para acabar com a gripe e seus sintomas.

Mas não são somente antigos os grandes conhecedores dos benefícios do cá de chambá. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também respalda seus efeitos terapêuticos, assumindo suas propriedades broncodilatadoras e expectorantes.

Assim sendo, você pode fazer uso do chá de chambá para combater qualquer gripe ou resfriado que tiver, bem como os seus sintomas, como a tosse seca, por exemplo. Mas por que ele ajuda a combater a tosse, também? O chambá possui uma forte ação anti-inflamatória e expectorante, por isso é comumente usado no tratamento da cura de doenças respiratórias que são provocadas por estados inflamatórios.

Mas se você acha que os benefícios do chambá param por aí, você se engana. Ele também é um excelente remédio natural que ajuda a combater a insônia. Também contribui para a cicatrização de pequenos ferimentos, cortes e queimaduras.

Outros benefícios do chá de chambá se encontram no combate a problemas como distúrbios no fígado, gota ou problemas gástricos, incluindo náuseas e azias. Acredita-se também que possa existir alguma ação anticoagulante nas folhas do chambá, mas ainda não foi confirmado cientificamente.

Uma ação bastante conhecida do chá de chambá também é a ação sedativa. Por isso a infusão ajuda a relaxar músculo e reduzir a tensão.

 

Contraindicações

O chá de chambá não é recomendado se consumido em excesso, principalmente por crianças. Lactantes e grávidas evitar a ingestão do chá por conta do das substâncias que serão passados ao feto e ao bebê recém-nascido.

 

Como fazer o chá de chambá

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 punhado de folhas e flores de chambá

Coloque a água no fogo até ferver. Tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente a mistura do chambá. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de chambá

 

Leia também: Chá de zimbro

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de chambá, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply