Chá de calêndula: conheça os seus benefícios

Talvez você ainda não tenha tido o prazer de provar uma deliciosa xícara de chá de calêndula. Pois se ainda não conhece essa maravilha da natureza, acompanhe nosso artigo e conheça os efeitos terapêuticos desse incrível chá, e tudo o que ele pode fazer pela sua saúde.

 

Um pouco sobre as calêndulas

Muitos já a conhecem por conta de sua beleza, pois a calêndula é uma planta floral de grande exuberância. No entanto, além de sua beleza, ela também possui um conjunto de substâncias que a tornam extremamente valiosa no que diz respeito aos tratamentos naturais em todas as partes de mundo. Seu nome científico é Calendula  officinalis.

Mas a utilização da calêndula é muito variada. Suas pétalas podem ser usadas de diferentes formas, de acordo com a cultura de cada país. Assim, ela pode compor cozidos, chás, saladas e pratos diversos. Além disso, suas folhas e caules podem gerar um poderoso extrato, que inclui basicamente todos os componentes orgânicos da planta, com forte poder anti-inflamatório e antioxidante.

Essa maravilhosa flor tem sido usada para fins medicinais há milhares de anos, e o seu óleo essencial é provavelmente a forma mais popular de seu uso terapêutico. No entanto, a forma caseira mais fácil de obtermos seus benefícios para fins terapêuticos é através do seu chá. Este é feito com as flores inteiras, de coloração alaranjada e muito vívida.

 

Os benefícios do chá de calêndula

Uma das melhores maneiras de você fortificar seu sistema imunológico e facilitar as flutuações hormonais é consumindo o chá de calêndula. Mas não é somente isso, visto que esse chá também ajuda a melhorar a aparência da pele, aliviar a dor menstrual e desintoxicar o corpo. A seguir, conheça os principais benefícios desse maravilhoso chá.

 

Cuidados com a pele

Na composição da calêndula podemos encontrar um número significativo de flavonoides e outros antioxidantes. Por isso, o seu chá de pode ajudar a prevenir os danos dos radicais livres em nossa pele, que podem contribuir para rugas, manchas senis e envelhecimento celular.

 

Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes do chá de calêndula também são poderosos compostos antibacterianos e  antivirais naturais, que podem aliviar a tensão em nosso sistema imunológico e prevenir a infecções.

 

Efeito desintoxicante

Rico em propriedades diuréticas conhecidas, esse chá ajuda no processo de micção e remoção mais rápida de toxinas que se acumulam no corpo.

 

Dor menstrual

O chá de calêndula possui efeitos estrogênicos. Isso significa que ele ajuda a reequilibrar os hormônios durante a menstruação e também resolver alguns sintomas comuns, como cólicas e alterações de humor.

 

Tratamento de feridas

Se você quiser, também pode utilizar o chá de calêndula para uso tópico, sendo um excelente remédio natural para tratamento de feridas, queimaduras ou áreas inflamadas da pele. Isso acontece porque as ações anti-inflamatórias e analgésicas da flor fazem dela uma excelente opção de tratamento.

 

Como fazer chá de calêndula?

Fazer chá de calêndula em casa é muito fácil. Ele pode ser feito com as flores secas ou frescas. De alto poder medicinal, esse chá pode ser consumido quente ou frio, pois a temperatura não irá interferir em seus efeitos terapêuticos. Você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • 1 colher (sopa) de flores de calêndula (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a alface. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Onde encontrar a calêndula

Se você tiver dificuldades de encontrar as flores de calêndula in natura, direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

 

chá de calêndula

 

Leia também: Chá de alfazema

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de calêndula, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply