Chá de berinjela: emagreça e baixe o colesterol

Que a berinjela é um excelente coringa na cozinha, todos já sabem. Rica em nutrientes e dona de uma sabor inigualável, é perfeita para compor desde pratos principais até acompanhamentos. Mas é o chá de berinjela que ganha espaço nesse artigo, em uma versão simples e prática de fazer, e que pode proporcionar um grande bem à sua saúde.

 

Os benefícios do chá de berinjela

 

A berinjela é rica em fibras e antioxidantes, além do cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, vitaminas A, B e C e substâncias anti-inflamatórias em sua composição. Além de tudo isso, é baixa em calorias, sendo que apenas uma berinjela crua possui cerca de 20 calorias.

 

Análises laboratoriais dos compostos fenólicos em berinjela mostram que ele contém antocianinas, um tipo de flavonóide e ácido clorogênico, potenteBerinjelas antioxidantes que mandam embora os radicais livres.

 

As antocianinas presentes na berinjela também podem proteger a saúde do coração, e a nasunina, outra substância química em sua composição, pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Dessa forma, a berinjela pode beneficiar a saúde de várias maneiras. São elas:

 

Saúde do coração

A fibra, o potássio , a vitamina C, a vitamina B6 e o ​​conteúdo de fitonutrientes nas berinjelas, todos são benéficos para  a saúde do coração. Além disso, comer alimentos contendo certos flavonoides, incluindo antocianinas, pode estar associado a um menor risco de mortalidade por doenças cardíacas.

 

Diminuição do colesterol ruim

O ácido clorogênico contido na berinjela tem demonstrado muito sucesso na diminuição dos níveis de lipídios de baixa densidade (LDL). Também atua como um agente antimicrobiano, antiviral e anticarcinogênico.

 

Prevenção e combate ao câncer

Os polifenóis, presentes na berinjela, demonstraram ter efeitos anticancerígenos. As antocianinas e o ácido clorogênico protegem as células dos danos causados ​​pelos radicais livres e, por sua vez, impedem o crescimento do tumor e a invasão e disseminação das células cancerosas.

 

Melhora das funções cognitivas

Estudos sugerem que a nasunina, uma antocianina na pele da berinjela, é um poderoso antioxidante que protege as membranas das células cerebrais dos danos dos radicais livres. Também auxilia no transporte de nutrientes para a célula e remoção de resíduos. Pesquisas também mostraram que as antocianinas ajudam a prevenir a neuroinflamação e facilitam o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode ajudar a melhorar a memória e prevenir transtornos mentais relacionados à idade.

 

Controle de peso e saciedade

As fibras dietéticas da berinjela são comumente reconhecidas como fatores importantes no controle e perda de peso. Estes compostos aumentam a saciedade e reduzem o apetite.

 

Saúde do fígado

Pesquisas sugerem que os antioxidantes da berinjela podem ajudar a proteger o fígado de grande quantidade de toxinas.

 

Como fazer chá de berinjela

Além de todos os benefícios da berinjela, o seu chá entra como um excelente coadjuvante para combater problemas como: estresse, doenças do coração e problemas dos ossos. Também ajuda a melhorar o funcionamento do nosso metabolismo, por isso é muito usado como coadjuvante em processos de emagrecimento. Portanto, o chá de berinjela é excelente para baixar o colesterol alto e emagrecer. Aprenda a receita

chá de berinjela

Para fazer o seu chá de berinjela, você irá precisa de:

  •  1 litro de água
  • 1 berinjela média

Pique a berinjela em pedaços pequenos ou em lâminas. Coloque-a na água e leve para ferver por 10 a 15 minutos. Depois disso, tampe e deixe descansando por mais meia hora. Coe e beba ao longo do dia, preferencialmente meia hora antes das principais refeições. Dica: experimente incrementar o sabor do seu chá acrescentando limão ou gengibre.

 

Leia também: Chá de moringa

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Berinjela, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply