Chá de alho

Não há dúvidas de que você já tenha ouvido falar nos benefícios do alho para a saúde. Mas você sabe para que serve o chá de alho? Ao contrário do que muitos pensam, esse chá de aroma estranho, pode ter um sabor muito agradável, dependendo da forma como o fizer. Além disso, os benefícios dessa bebida são tantos, que o sabor, sendo bom ou ruim, nem fará diferença.

Acompanhe nosso artigo e descubra por que tantas pessoas estão se beneficiando com o chá de alho, e como você também pode fazer uso dessa maravilha natural. Surpreenda-se com o poder do alho para a sua saúde.

 

Um pouco sobre o alho

 

Seu nome científico é Allium Sativum, e contém altos níveis de vitaminas A, B e C, bem como compostos sulfúricos, alicina, vários antioxidantes e outros ingredientes ativos.

Mundialmente conhecido, é ingrediente quase que obrigatório em composição dos mais variados pratos. Mas ele também vem ganhando muita atenção por conta de suas propriedades medicinais, sendo conhecido como um dos mais potentes antibióticos naturais.

O alho contém antioxidantes, assim como a alicina, o composto que favorece grande parte dos benefícios do alho. Por causa de sua ação antibiótica, ele é altamente recomendado para quem quer combater infecções e também reduzir o colesterol e a pressão arterial. A melhor forma para se obter os beneficios do alho para a saúde é através do seu chá.

 

Os benefícios do chá de alho

 

O chá de alho é uma bebida que é feita com dentes de alho e, embora isso não pareça uma bebida muito saborosa, ela pode ser muito benéfica à sua saúde. É bem verdade que muitas pessoas torcem o nariz só em pensar em tomar esse chá, mas se você usar alguns truques que vamos ensinar aqui, poderá acrescentar um sabor bem mais agradável à sua bebida.

 

Mas é claro que o sabor é o que menos importa diante de tantos benefícios que ele pode proporcionar à nossa saúde. A utilização medicinal do chá de alho não vem de hoje. Ele tem sido usado há séculos para diversos tratamentos, bem como desinfetar feridas, combater infecções e até mesmo tratar a tuberculose, usando uma versão inalada do seu chá.

O alho é tão poderoso que seus extratos de óleo inibem o crescimento de muitas bactérias, vírus e fungos, incluindo a cândida. Sua atividade antibacteriana e antifúngica é devida à alicina, uma substância presente em sua composição. Mas os seus benefícios vão além disso. Veja seus outros benefícios.

 

Saúde do Coração e Pressão Arterial

O chá de alho pode ter propriedades protetoras do coração. Estudos têm comprovado que o uso contínuo do chá de alho tem sido um ótimo coadjuvante para baixar o colesterol ruim e a pressão arterial.

 

Aumenta a imunidade

Embalado com compostos antibacterianos e antifúngicos, como alicina, o chá de alho pode dar um grande impulso ao sistema imunológico, protegendo contra uma ampla gama de patógenos infecciosos, principalmente aqueles que são ingeridos juntamente com a comida.

 

Melhora o Sistema Respiratório

Uma xícara de chá de alho é capaz de ajudar a combater problemas de tosse e congestão nasal, além de contribuir para a redução da inflamação das vias respiratórias. Por isso ele é altamente recomendado para estados de gripes e resfriados.

 

Como fazer chá de alho

 

Fazer o seu próprio chá de alho em casa é bastante simples, e se você incrementar com alguns outros ingredientes, perceberá que o sabor nem é tão ruim assim. Siga a receita simples abaixo e você terá uma excelente xícara de chá medicinal à sua disposição.

 

Ingredientes

  • 4 dentes de alho espremido
  • 3 xícaras de água
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • 4 cravos da índia
  • 2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Coloque a água para ferver juntamente com o alho e o cravo por 5 minutos. Depois disso, apague o fogo e tampe, deixando em descanso por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, coe e acrescente o suco do limão e o mel. Se preferir, acrescente coloque também um pouco de gengibre no cozimento.

 

chá de alho

 

Efeitos Colaterais

Existem alguns efeitos colaterais que devem ser considerados, como azia, náuseas, vômitos e desconforto gástrico. Mas esses efeitos colaterais são normalmente experimentados apenas se você consumir uma grande quantidade de chá de alho, ou se tiver alergia a ele. Portanto, o chá deve ser consumido com moderação.

 

Leia também: O poder das ervas medicinais

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Alho, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply