Chá de alface: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, conheça todos os benefícios do chá de alface e saiba por que você deve incorporá-lo à sua dieta alimentar.

 

Um pouco sobre a alface

Muito conhecida como principal integrante dos pratos de salada brasileiro, a alface é um vegetal crocante e de cor esverdeada. Além disso, não é raro a encontramos junto a cheeseburgueres dos melhores fast foods.  Ela tem um sabor neutro e crocante refrescante, tornando-se um favorito entre as crianças que não comem outros tipos de verdura.

Mas além da cozinha, a alface também pode ser consumida em forma de chá, sendo um ótimo remédio natural para diversas finalidades. É sobre isso que falaremos nesse artigo.

 

Benefícios da alface

A alface é um vegetal que pode nos fornecer significantes quantidades de vitaminas A e K. Ela também possui pequenas quantidades de muitos outros nutrientes saudáveis, bem como o cálcio, potássio, vitamina C e folato. Possui um alto teor de água, por isso é tão refrescante. Também fornece.

A vitamina C, é um poderoso antioxidante que ajuda a manter nosso sistema imunológico saudável. Já o cálcio mantém os ossos e dentes fortes, além de suportar nossa função muscular, a função nervosa e a coagulação do sangue.

Por sua vez, a vitamina K, é uma vitamina que trabalha com cálcio para prevenir fraturas ósseas, e também é essencial para a coagulação do sangue.

Falando sobre a vitamina A, esta também é um poderoso antioxidante que ajuda a manter a visão noturna e a saúde dos olhos, além de suportar o crescimento de células. O folato é uma vitamina B que ajuda a produzir DNA e material genético. Já o potássio é um mineral que reduz a pressão arterial, diminuindo os efeitos do sal no organismo.

Suas folhas contêm uma composição única de  triterpenos, ácidos voláteis e antioxidantes, incluindo o ácido lactúcico e vários alcalóides. Esses componentes são capazes de impactar o sistema hormonal, ao mesmo tempo em que proporcionam benefícios anti-inflamatórios e analgésicos para io organismo.

Suas folhas também possuem uma leve efeito ansiolíticos, por isso ele pode ser consumido à noite, a fim de se obter uma boa noite de sono. Dessa forma, é possível combater os vários sintomas da insônia, que inclui a agitação noturna.

Assim sendo, uma das melhores maneiras de aliviar o estresse é tomar uma xícara de chá de alface selvagem. Mas não é só isso, ele também ajuda a melhorar a qualidade do seu sono, aliviar a dor, reduzir a ansiedade e eliminar o desconforto respiratório.

Para se beneficiar dos efeitos terapêuticos da alface, ela pode ser consumida em forma de chá. Quando consumido em quantidades moderadas, pode conferir um número de propriedades ansiolíticas, mas não é recomendado para ser usado em excesso como um meio para alterar a consciência.

 

Como fazer chá de alface

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • Um punhado de folhas de alface picadas

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a alface. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Contraindicações

Quando este chá é consumido em níveis altamente concentrados, pode causar  toxicidade, bem como efeitos colaterais como náuseas e vômitos. Portanto, é recomendável que se consuma esse chá não mais do que duas vezes ao dia, por conta de seu efeito ansiolítico.

Leia também: Chás de calêndula

 

chá de alface

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de alface, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply