Chá de agrião: conheça os seus benefícios

O agrião é um vegetal que, além de delicioso, pode ser altamente benéfica à nossa saúde. Por isso, além de consumi-lo em saladas ou lanches, é possível ainda beneficiar-se com o chá de agrião quando se tem a intenção de prevenir ou mesmo tratar diversos diferentes condições da saúde. Acompanhe nosso artigo e saiba por quê.

 

Um pouco sobre o agrião

Rico em vitaminas e minerais, o agrião é um vegetal de folhas verdes que é cultivada há séculos, pertencente à família Brassicaceae. Seus benefícios de saúde são obtidos devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais. E também por causa de suas propriedades antioxidantes.

É muito comum encontrarmos o agrião compondo diferentes tipos de salada, ou mesmo como ingrediente de pratos diversos como tortas, lanches naturais etc. No entanto, é na medicina popular natural que ele exerce uma grande função como coadjuvante da saúde, quando é consumido em forma de chá.

 

Os benefícios do chá de agrião

Para você ter uma ideia sobre quão nutricional pode ser o agrião, vamos fazer uma comparação. Ele contém mais vitamina C do que uma laranja, mais cálcio do que leite, mais ferro que espinafre e mais folato que as bananas. Assim, o agrião também é rico em vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Bem, agora já deu para perceber por que vale a pena fazer uso contínuo do chá de agrião, não é mesmo? Mas vejamos mais detalhadamente de que forma esse poderoso chá pode agir em nosso organismo.

 

Previne o câncer de mama

O agrião tem um fitonutriente preventivo eficaz contra o câncer. Isso significa que, ao consumi-lo in natura ou em forma de chá, podemos perceber um aumento de moléculas no sistema circulatório do corpo, o que pode prevenir e impedir a recorrência do câncer de mama.

Além disso, por ser rico em vitamina C, ele se mostra altamente benéfico na redução do estresse oxidativo causado pelo câncer em altas concentrações e na prevenção de tumores.

 

Amigo do coração

O chá de agrião tem se demonstrado altamente benéfico na diminuição do colesterol ruim (LDL). Por isso é possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose, por exemplo.  Além disso, a vitamina C presente no agrião contribui significantemente para o desenvolvimento de células embrionárias em miócitos cardíacos.

 

Melhora a densidade óssea

Por ser rico em cálcio, o agrião ajuda a reduzir o risco de doenças nos ossos, como a osteoporose, por exemplo. Isso porque o cálcio age diretamente na reparação e construção dos ossos, além de ser uma excelente fonte de folato, um nutriente importante no processo de manutenção da densidade óssea.

 

Contribui para a saúde da visão

A vitamina C, presente no agrião, pode contribuir para a diminuição do risco de desenvolvimento de catarata o outros problemas que possam afetar a visão.

 

Previne gripes e resfriados

Mais uma vez a vitamina C presente no agrião é um forte aliado da saúde. Dessa vez, os benefícios se encontram no tratamento e prevenção de gripes e resfriados, uma vez que o agrião possui muito mais vitamina C do que a laranja.

 

Ação antidepressiva leve natural

Quando o nível de folato é muito baixo, isso pode aumentar o risco de depressão. Isso porque ele trabalha juntamente com neurotransmissores do sistema nervoso central, promovendo um aumento na produção de serotonina. Por isso, o chá de agrião pode ser um ótimo aliado no processo de tratamento contra a depressão.

 

 

chá de agrião

folhas de agrião

 

Leia também: Chá de alface

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de agrião, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply