O agrião é um vegetal que, além de delicioso, pode ser altamente benéfica à nossa saúde. Por isso, além de consumi-lo em saladas ou lanches, é possível ainda beneficiar-se com o chá de agrião quando se tem a intenção de prevenir ou mesmo tratar diversos diferentes condições da saúde. Acompanhe nosso artigo e saiba por quê.
Um pouco sobre o agrião
Rico em vitaminas e minerais, o agrião é um vegetal de folhas verdes que é cultivada há séculos, pertencente à família Brassicaceae. Seus benefícios de saúde são obtidos devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais. E também por causa de suas propriedades antioxidantes.
É muito comum encontrarmos o agrião compondo diferentes tipos de salada, ou mesmo como ingrediente de pratos diversos como tortas, lanches naturais etc. No entanto, é na medicina popular natural que ele exerce uma grande função como coadjuvante da saúde, quando é consumido em forma de chá.
Os benefícios do chá de agrião
Para você ter uma ideia sobre quão nutricional pode ser o agrião, vamos fazer uma comparação. Ele contém mais vitamina C do que uma laranja, mais cálcio do que leite, mais ferro que espinafre e mais folato que as bananas. Assim, o agrião também é rico em vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Bem, agora já deu para perceber por que vale a pena fazer uso contínuo do chá de agrião, não é mesmo? Mas vejamos mais detalhadamente de que forma esse poderoso chá pode agir em nosso organismo.
Previne o câncer de mama
O agrião tem um fitonutriente preventivo eficaz contra o câncer. Isso significa que, ao consumi-lo in natura ou em forma de chá, podemos perceber um aumento de moléculas no sistema circulatório do corpo, o que pode prevenir e impedir a recorrência do câncer de mama.
Além disso, por ser rico em vitamina C, ele se mostra altamente benéfico na redução do estresse oxidativo causado pelo câncer em altas concentrações e na prevenção de tumores.
Amigo do coração
O chá de agrião tem se demonstrado altamente benéfico na diminuição do colesterol ruim (LDL). Por isso é possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose, por exemplo. Além disso, a vitamina C presente no agrião contribui significantemente para o desenvolvimento de células embrionárias em miócitos cardíacos.
Melhora a densidade óssea
Por ser rico em cálcio, o agrião ajuda a reduzir o risco de doenças nos ossos, como a osteoporose, por exemplo. Isso porque o cálcio age diretamente na reparação e construção dos ossos, além de ser uma excelente fonte de folato, um nutriente importante no processo de manutenção da densidade óssea.
Contribui para a saúde da visão
A vitamina C, presente no agrião, pode contribuir para a diminuição do risco de desenvolvimento de catarata o outros problemas que possam afetar a visão.
Previne gripes e resfriados
Mais uma vez a vitamina C presente no agrião é um forte aliado da saúde. Dessa vez, os benefícios se encontram no tratamento e prevenção de gripes e resfriados, uma vez que o agrião possui muito mais vitamina C do que a laranja.
Ação antidepressiva leve natural
Quando o nível de folato é muito baixo, isso pode aumentar o risco de depressão. Isso porque ele trabalha juntamente com neurotransmissores do sistema nervoso central, promovendo um aumento na produção de serotonina. Por isso, o chá de agrião pode ser um ótimo aliado no processo de tratamento contra a depressão.
Leia também: Chá de alface
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de agrião, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!