Chá de açafrão: o poder antioxidante e anti-inflamatório natural

Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de açafrão, uma planta altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde e de grande poder terapêutico medicinal. Acompanhe o nosso artigo e conheça todos os benefícios que essa poderosa bebida pode trazer para você.

 

Um pouco sobre o açafrão

Ele pertence à família do gengibre, e é um dos maiores antioxidantes a anti-inflamatórios naturais. Estamos falando do açafrão ou açafrão da terra.

Sendo utilizado em forma de especiaria para compor diversos pratos, essa poderosa raiz na verdade já teve o seu reconhecimento terapêutico desde a antiguidade, através da medicina chinesa. Além disso, a medicina ayurvédica também já o utiliza há mais de 4 mil anos.

 

Benefícios do chá de açafrão

Existe um vasto campo de ação terapêutica do açafrão. Isso ocorre por causa de suas propriedades medicinais que são possíveis devido à presenta da curcumina, um polifenol com capacidades antioxidante e anti-inflamatória.

Além disso, o chá de açafrão também pode fornecer ao nosso organismo uma vasta quantidade de ferro (combate à anemia), manganês (crescimento e metabolismo do colesterol bom), cálcio (saúde dos ossos e dentes), magnésio (atuante na metabolização da glicose), fibras (ajudam no funcionamento dos intestinos) e proteína (manutenção dos tecidos e dos músculos).

No entanto, existem muitas outras funções atribuídas à curcumina. Uma delas é o combate ao câncer, que acontece por causa de sua ação antioxidante. Além disso, esse poderoso chá também conta com propriedades capazes de colaborar com a saúde cardíaca, do fígado e no controle da diabetes.

Seu efeito anti-inflamatório faz como que aja uma considerável diminuição da inflamação da artrite e seus sintomas. Mas não pense que fica por aí. O chá de açafrão pode ajudar até mesmo nos processos de emagrecimento. Por causa dos compostos químicos encontrados na planta, ela acaba agindo no metabolismo das gorduras, o que contribui para a perda de peso. Também controla a acne, psoríase, sintomas da depressão e até mesmo a prevenção do mal de Alzheimer e da esclerose múltipla.

Mas não é somente a curcumina a estrela de sua composição. O açafrão também é rico em outros nutrientes como: potássio, vitamina C e vitamina B6. E então, será que vale a pena fazer uso contínuo do poderoso chá de açafrão?

 

Como fazer chá de açafrão

Fazer chá de açafrão em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de açafrão ralado ou em pó

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com o açafrão. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

Onde encontrar o açafrão

Você pode facilmente encontrar o açafrão em mercados e feiras livres.

Leia também: Açafrão-da-terra: antioxidante e anti-inflamatório; veja dicas de consumo

 

chá de açafrão

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de açafrão, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply