Você já experimentou o chá de sucupira? Há algum tempo essa curiosa semente vem ganhando espaço na medicina natural. E não é para menos, afinal, a sucupira é conhecida pelo seu alto poder de cura e alívio para diversos tipos de males à saúde.
Então, se você quer saber mais sobre essa semente milagrosa e aprender a fazer o poderoso chá de sucupira, acompanhe esse artigo. Você irá se surpreender com tantos benefícios.
O que é a sucupira
Pertencente à família das Fabaceae, a sucupira é uma árvore de grande porte, riquíssima em propriedades medicinais. Há tempos ele vem sendo utilizada para diversos tipos de tratamentos, principalmente para alívio de dores e inflamações do corpo. O maior poder de concentração medicinal está em suas sementes, que estão se tornando cada vez mais populares.
Dependendo da região do país, a sucupira pode ser encontrada com vários outros nomes. São eles: sucupira-branca, faveiro, fava-de-sucupira, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba, paracarana etc.
Mas essa semente, tão popular atualmente, já vem sendo utilizada há muitos anos pelos povos indígenas, que a usavam para o tratamento de diversos males. Tanto têm sido positivos os resultados da sucupira, que estudos já foram realizados, comprovando cientificamente a sua ação terapêutica.
Como consequência, devido ao seu alto poder curativo é muito fácil hoje em dia encontrarmos a sucupira em cápsulas em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais. Também podemos encontrar facilmente as suas sementes in natura, com as quais podemos fazer o poderoso chá de sucupira.
Mas vale uma informação importante: a ação terapêutica e curativa é referente à sucupira branca. Portanto, ao comprar a semente para fazer o seu chá, certifique-se de que você está comprando a semente apropriada.
Os benefícios do chá de sucupira
Dentre as principais propriedades da sucupira, encontramos a analgésica, anti-inflamatória, antirreumática e antioxidante e antibiótica. Isso, porque sua semente é rica em beta-cariofileno, substância química que é responsável pela sua ação terapêutica.
A presença de flavonoides em sua composição exerce efeitos altamente positivos nos tratamentos de dores diversas, mas principalmente as dores relacionadas à artrite e ao reumatismo.
Portanto, por causa das propriedades medicinais da sucupira, o consumo do chá pode ser altamente benéfico para combater diversos tipos de problemas de saúde. São eles:
- ácido úrico
- amigdalite
- artrite
- artrite reumatoide
- artrose
- asma
- cistos ovarianos e uterinos
- problemas de pele
- diabetes
- dor de garganta
- dores espasmódicas
- feridas
- hemorragias
- inflamações
- reumatismo
- sífilis
- vermes
Além desses benefícios, há ainda quem faça uso desse poderoso chá para alívio das dores e desconfortos provocados pela quimioterapia.
Como fazer o chá de sucupira
Para fazer o chá de sucupira, você deverá usar as sementes. Ele deve ser consumido para ajudar no alívio de dores crônicas, principalmente as dores provocadas por processos inflamatórios. Aprenda como deve ser feito.
Ingredientes
- 5 sementes de sucupira
- 1 litro de água
Modo de preparo
Corte as sementes em quatro pedaços, levando-as para ferver na água. Deixe em fervura por cerca de 10 minutos e, depois disso, retire do fogo e deixe tampado por mais meia hora. Após esse período, você pode coar e consumir ao longo do dia.
Contraindicações
O chá de sucupira é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Além disso, deve ser consumido com moderação por pessoas que tenham problemas renais ou no fígado.
Leia também: O poder das ervas medicinais
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Sucupira, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!