Verônica: planta é indicada para purificar o sangue; veja mais

Verônica, uma planta com pequena flor azulada, sabor amargo e cheiro forte é medicinal – e possui propriedades diversas que você vai conhecer agora. Partiu saber mais sobre Veronica officinalis!

A erva conta com as seguintes propriedades: antisséptica, aperitiva, diurética, adstringente, analgésica, tonificante, expectorante, digestiva, eupéptica; anti-hemorroida, sedativa, depurativa, anti-inflamatória (inclusive das vias urinárias), antialérgica, laxante, antimicrobiana, béquica, antiulcerosa e antitussígena.

Os princípios ativos responsáveis pelas ações acima são os taninos, saponinos, ácidos orgânicos, acéticos, tartárico; flavonoides, ésteres catalpolicos, iridóides; glicosídeos, ácido graxo, clorogênico e aucubina.

Como você viu nas propriedades diversas do vegetal, suas aplicações são igualmente variadas na medicina caseira. Vão da dor de cabeça devido má digestão e sensação de peso no estômago à falta de apetite.

Incluem ainda coceiras e ressecamento na pele, bronquite, asma, chiado no peito, rouquidão, contusão dolorosa, desconfortos da artrite e reumatismo.

Por conter saponinas, flavonoides, ésteres, aucubina e catalpol, ela age nas vias respiratórias, sendo utilizada especialmente para diminuir congestionamento e tratar a tosse.

O extrato da erva costuma ser empregado em pomadas usadas para tentar curar erupções, feridas, cortes e eczemas. Enquanto as flores da Veronica officinalis são aproveitadas em situações como doenças metabólicas, infecções do trato urinário, males gastrointestinais comuns e gota.

Acredita-se que o vegetal seja de fato eficaz na proteção contra úlceras, além de ajudar na cicatrização de feridas já causadas por elas. Muitas das ações mencionadas anteriormente ocorrem graças à capacidade da Verônica de depurar o sangue.

Nos problemas internos, como infecções urinárias e mal-estar digestivo, a recomendação é de aproveitar a planta em forma de chá; nas condições externas, geralmente são utilizadas compressas.

Uma dica de receita da bebida, encontrada na internet, diz para levar ao fogo 1 litro de água junto com 30 gramas das folhas de Verônica. Depois de alcançar fervura, a planta deve continuar cozinhando por 10 minutos. Em seguida, é hora de apagar o fogo e deixar a mistura abafada até amornar. Por fim, basta coar e beber o chá.

Esta sugestão pode ser usada adicionando o caule da planta quando a ideia é combater problemas como as infecções da pele. Após amornar, o líquido deve ser deixado na chaleira junto com um pano limpo. Quando o tecido absorver o chá, a compressa está pronta para ser aplicada diretamente no local afetado.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Verônica: características e outras informações

Ela é originária da Europa, cresce bem em lugares frios, mas ganhou popularidade também na Ásia e América do Norte, sendo produzida em larga escala na Hungria e Bulgária.

Pertencente à família das Scrophulabiaceae, a erva é conhecida como Verônica macho, verônica-das-boticas, erva-dos-leprosos, chá-da-europa, Verônica das farmácias, chá do Norte e Verônica da Alemanha.

A Verônica é uma planta amplamente conhecida em várias partes do mundo devido sua grande diversidade de aplicações. Erva perene, serve para acalmar irritações na pele, dor de garganta, problemas digestivos, tosse e muito mais, segundo as tradições populares.

Suas ações adstringente, depurativa, expectorante e sudorífera acontecem devido presença de compostos como taninos, resinas e ácidos orgânicos, entre outros.

Uma curiosidade para encerrar: a espécie leva o nome oficial Veronica officinalis porque suas pétalas remetem ao rosto de Jesus Cristo depois que a Santa Verônica recorreu ao seu véu para limpá-lo após a crucificação.

E você, já tinha ouvido falar ou aproveitado as propriedades medicinais da Verônica?

Até o próximo post!

Leave a Reply