Tomilho: usos e benefícios

O tomilho é amplamente conhecido por suas aplicações culinárias, atualmente. Ele serve como um tempero há milhares de anos – mas sua aplicação medicinal é tão antiga quanto a gastronômica.

A erva é nativa das regiões do Mediterrâneo, e de algumas partes da África. Há registros de sua utilização desde o Egito antigo. Na culinárias, as folhas e caule são usadas por seu aroma distinto e beleza. Elas podem ser utilizadas frescas ou secas, inteiras ou moídas, dependendo da disponibilidade local e do tipo de resultado esperado.

No aspecto medicinal, seu uso é feito especialmente através do óleo de essencial. Utiliza-se, também, as folhas em forma de chá, ou como ingrediente de cremes para aplicação tópico.

Benefícios do tomilho para a saúde

Entre suas principais ações sobre o corpo, destacam-se:

Capacidade antioxidante

O tomilho possui uma das concentrações mais altas de antioxidantes entre todas as ervas comuns. Por isso, é conhecida como uma das maiores estimulantes para a saúde há milênios. A presença destas substâncias contribuem para neutralizar e eliminar os radicais livres no organismo.

Radicais livres são agentes perigosos para o corpo. São capazes de causar danos, mutações e danos nas células, causando doenças degenerativas diversas. Os antioxidantes auxiliam a prevenir o estresse oxidativo e as atuações dos radicais livres em todos os órgãos.

Circulação

A alta concentração de ferro e outros minerais no tomilho faz com que ele promova a produção de células vermelhas no sangue. Isso melhora a circulação sanguínea no corpo, promovendo maior oxigenação dos órgãos do corpo de forma eficiente.

oleo-de-tomilho

Saúde cardíaca

 

A mistura de antioxidantes, minerais e vitaminas do tomilho é extremamente rica e, somada à quantidade de potássio e manganês da planta, torna-o essencial para a saúde do coração. O potássio é um vasodilatador natural. Ele reduz o estresse do sistema cardiovascular ao relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sanguínea. Isso pode prevenir condições como derrames, infartes e diversas doenças coronárias.

Melhoria da visão

A concentração de carotenoides e vitamina A no tomilho promove a saúde dos olhos de diversas formas. Por serem agentes antioxidantes, prevenindo a degeneração dos olhos, estes elementos garante uma boa visão por mais tempo. Além disso, sua atuação garante a prevenção de catarata e glaucoma ao oferecer um ambiente saudável para os olhos.

Sistema imunológico

Além da vitamina A, a vitamina C também está presente em alto nível no tomilho. Isso faz com que ele gere melhorias no sistema imunológico. Mais especificamente, a vitamina C estimula a produção de células brancas no corpo.

Estas são as células responsáveis pela defesa do corpo através do sistema sanguíneo. A presença da vitamina garante, ainda, a produção de colágeno, essencial para a reparação e criação de células, músculos, vasos sanguíneos e tecidos diversos.

Redução de estresse

Outra vitamina presente no tomilho é a B6. Este nutriente possui um poderoso efeito em certos neurotransmissores do cérebro, diretamente ligados aos hormônios do estresse. Sua ingestão regular na dieta pode melhorar o humor e a capacidade de relaxamento do corpo. Embora não atue diretamente sobre os hormônios, auxilia o corpo a lidar com sua produção.

Problemas respiratórios

Um dos mais conhecidos usos do tomilho na medicina tradicional diz respeito à melhoria da saúde respiratória. Para quem sofre de bronquite, asma, congestões, sinusite ou alergias diversas, sua ação expectorante e anti-inflamatória é poderosa. Ela elimina o excesso de muco do corpo, reduz inchaços e ainda previne o acúmulo de organismo nocivos à saúde nas vias respiratórias.

Para este uso, o chá das folhas frescas ou secas costuma ser a melhor forma de aproveitar seus efeitos.

Cuidados necessários

g2_tomilho_562786f7f104b

Para quem possui um estômago sensível, altas doses de tomilho podem gerar algum tipo de irritação intestinal. Para quem não sofre do problema, no entanto, efeitos colaterais são muito improváveis. O tomilho não costuma ser alergênico.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *